Livro “Roucos e Sufocados” é lançado no Dia Nacional de Combate ao Fumo

A partir de 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, estará à venda o livro Roucos e sufocados: a indústria do tabaco continua viva e matando, de João Peres e Moriti Neto, da Editora Elefante.

Por Anna Monteiro, Diretora de Comunicação da ACT

Fruto de uma investigação jornalística que teve apoio da ACT Promoção da Saúde e do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Cetab/ENSP/Fiocruz), a publicação faz um retrato do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, coração da fumicultura nacional. É de lá que emana o discurso – e o lobby – em defesa do cigarro.

O livro analisa a retórica que mistura os interesses de pequenos produtores rurais em busca da sobrevivência e das transnacionais do tabaco, interessadas em potencializar seus lucros. Os autores desvendam como esse discurso é utilizado para frear políticas de controle do tabagismo.

“A fundamentação argumentativa importa pouco. O que ganha relevância na estratégia da indústria são as frases de efeito, os chavões e a via discursiva que busca o constrangimento de quem faz oposição”, resume o livro. “Apesar de adaptada a uma ideia com ares de modernidade (o conceito de rede), a estratégia é velha: repetir mentiras incansavelmente para que se tornem ‘verdades’ para uma parcela da sociedade.”

Um pequeno resumo do livro pode ser acessado aqui: http://bit.ly/RoucosSufocadosSE

 

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco, atividade que envolve mais de 150 mil famílias em cerca 700 municípios, principalmente dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.  A questão da diversificação da fumicultura é crucial para o país e um compromisso assumido na ratificação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, tratado internacional do qual o Brasil faz parte. Entretanto, a questão vem enfrentando resistência por parte da indústria do tabaco e seus aliados, como mostramos em nosso hotsite www.diversifica.org.br

O livro tem apresentação oficial no dia 29, no auditório da Fiotec, na Fiocruz, no Rio de Janeiro, e será lançado em São Paulo, no próximo dia 4, às 19h, no Ateliê do Bixiga (Rua Conselheiro Ramalho, 945). Roucos e Sufocados pode ser comprado nas livrarias de todo o país ou pelo site:  http://bit.ly/RoucosSufocados

2 comentários em “Livro “Roucos e Sufocados” é lançado no Dia Nacional de Combate ao Fumo”

  1. Pingback: Embalagem Padronizada Já! | Dia Nacional de Combate ao Fumo 2018 - ACT

  2. Pingback: Roucos e Sufocados: saiba mais sobre o livro de João Peres e Moriti Neto - ACT

Deixe um comentário