Embalagem Padronizada Já! | Dia Nacional de Combate ao Fumo 2018

Hoje, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Além do lançamento do livro Roucos e Sufocados, realizado no Rio, também estamos lançando uma campanha pela adoção de embalagens padronizadas.

Campanha

Com a hashtag #EmbalagemPadronizadaJá, as peças da campanha questionam o marketing da indústria do tabaco para atrair crianças e jovens ao consumo. Normalmente, as embalagens usam cores, design e elementos publicitários direcionados a esse público, além de ficarem localizadas perto dos doces.

Também foi lançada uma petição online, pedindo a aprovação de projeto de lei de adoção desse tipo de embalagem, que pode ser acessada aqui. Assine e compartilhe!

Os materiais da campanha estão sendo adicionados em nosso site.

 

Embalagens padronizadas

A proposta é tornar a embalagem igual para todas as marcas de cigarro, padronizadas em termos de forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, livre de marcas, design e logos, tirando o “glamour” dos designs atraentes.

Como a legislação atual proíbe a propaganda comercial de produtos de tabaco, mas permite a exposição nos pontos de venda, as embalagens se tornaram um importante canal de comunicação com o consumidor e público em geral. Elas também são colocadas estrategicamente ao lado de chocolates e balas, produtos que são do interesse de crianças e jovens, o que reforça o apelo a esse público.

Segundo pesquisas, a média de idade de iniciação ao fumo no Brasil é de 16 anos, e nove em cada dez fumantes começam a fumar antes dos 19 anos.

A Austrália foi o primeiro país a adotar esse tipo de embalagem, seguida pela França, Reino Unido, Uruguai e outros países.

Foto: exemplo de embalagem padronizada adotada na Austrália.

 

PLs

No Brasil, está em tramitação o projeto de lei do Senado (PLS) 769/15, que já teve parecer favorável da relatoria. Ele estabelece várias medidas de controle do tabagismo, entre elas as embalagens padrnizadas. Sobre o tema, também tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 1744/2015 .

 

Quer saber mais sobre as embalagens padronizadas?

Confira nossos posts abaixo:

Embalagens padronizadas: Austrália vence disputa judicial na OMC

Uruguai aprova embalagem padronizada de cigarros

Deixe um comentário