Dia Mundial Sem Tabaco 2020: vamos proteger os jovens do tabagismo

Jovens pegam cigarros de maço

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já divulgou o tema do Dia Mundial Sem Tabaco deste ano, celebrado em 31 de maio: protegendo os jovens da manipulação da indústria e prevenindo o uso de nicotina e produtos de tabaco.

Segundo o release da organização, “documentos internos da indústria revelam pesquisas extensas e abordagens calculadas especificamente para atrair uma nova geração de usuários de produtos de tabaco, do design dos produtos até campanhas publicitárias destinadas a substituir as milhões de pessoas que morrem todos os anos devido a doenças atribuíveis ao tabagismo por novos consumidores os jovens.

O tema vem em um momento especialmente crítico, já que os novos produtos de tabaco, notadamente os cigarros eletrônicos e tabaco aquecido, vêm fazendo com que a prevalência de tabagismo aumente muito entre os jovens nos países em que eles são comercializados livremente.

Algumas das estratégias da indústria citadas pela OMS são:

  • Uso de sabores atrativos aos jovens em seus produtos
  • Promoção de produtos como se fossem alternativas de “risco reduzido”
  • Patrocínio de celebridades/influenciadores e ações com marcas
  • Publicidade em pontos de venda frequentados por crianças (como padarias), incluindo a exibição ao lado de doces
  • Marketing indireto do seus produtos em filmes e séries
  • Tentativas de enfraquecer ou evitar medidas para o controle do tabaco, como advertências sanitárias e proibição da venda perto de escolas

 

Acompanhe o blog da ACT e nossas redes sociais para ver mais conteúdos relacionados com o tema do Dia Mundial Sem Tabaco de 2020!

1 comentário em “Dia Mundial Sem Tabaco 2020: vamos proteger os jovens do tabagismo”

Deixe um comentário