Rotulagem com advertências é escolhida pela Anvisa como modelo mais adequado

Ontem (21/05), a Anvisa apresentou um relatório sobre alterações na rotulagem nutricional, após análise que já vinha sendo realizada pela agência.

Como resultado, uma boa notícia: o relatório afirmou que o modelo de advertências sobre nutrientes críticos – como açúcar, gorduras, sódio e calorias -, apoiado pela ACT e pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, é de fato o mais indicado.

Ana Maria Maya, assessora de advocacy da ACT, esteve presente na reunião e falou sobre como esse modelo facilita a obtenção de informações pelo consumidor.

Vale lembrar também que um modelo muito semelhante já foi adotado pelo Chile. A legislação chilena, inclusive, determina que produtos que contenham advertências não podem usar elementos publicitários como personagens infantis em suas embalagens, além de outras medidas.

 

Próximos passos da mudança na rotulagem

Agora, a agência abriu uma tomada pública de subsídios para que a sociedade possa opinar sobre o modelo – disponível aqui até 09 de julho de 2018. Depois, em uma fase posterior, outra consulta pública ainda deverá ser realizada.

Deixe um comentário