Tabaco e Álcool

É bem frequente o uso conjunto de álcool e cigarros, e em geral os fumantes perdem a conta de quanto fumaram ao sair para beber com os amigos; aproveitando a pergunta do Gimar sobre este assunto, pedi para a Cris (Cristiane Sales, que faz parte da ACT e é Especialista em Dependência Química pela UNIFESP) para comentar e lá vai:

“O Tabaco e o Álcool são as duas drogas mais consumidas mundialmente. Por serem lícitas, são vendidas livremente. Existem vários estudos científicos sobre os efeitos no cérebro sobre o uso concomitante de álcool e tabaco:

– A nicotina e o álcool atuam em alguns pontos em comum no cérebro. O álcool parece aumentar os efeitos de prazer da nicotina e a nicotina alivia os sintomas de abstinência do álcool;
– Os mesmos genes estão envolvidos com o abuso de tabaco e álcool;
– Por ser o álcool uma droga depressora do Sistema Nervoso Central e o tabaco estimulante, o uso concomitante dessas duas substâncias faz com que uma compense os efeitos da outra, dando a sensação de equilíbrio ao indivíduo que acaba acreditando estar bem e que pode beber e fumar mais um pouco;
– A bebida alcoólica tem o feito diminuir a censura, e por isso também o indivíduo bebe e fuma mais sem crítica ou culpa;
– Em termos comportamentais, já se sabe que o álcool é um gatilho para o cigarro, ou seja, o uso do álcool aciona automaticamente a vontade de fumar. Isso acontece por que a pessoa desenvolveu o hábito de sempre beber e fumar ao mesmo tempo e este comportamento se cristalizou como o tempo;
– Há também um risco cumulativo devido ao uso concomitante dessas duas drogas, com aumento da incidência de vários tipos de câncer, doenças psiquiátricas como a depressão e ansiedade e doenças cardiovasculares.

Se você percebeu que está difícil parar de fumar por causa da bebida, é por que realmente ela pode atrapalhar o seu projeto de largar o cigarro. Ficar sem beber enquanto está parando de fumar aumenta as chances de sucesso e diminui o risco de recaídas.”

É isto, pessoal, até amanhã!

6 comentários em “Tabaco e Álcool”

  1. Este mês foi formado um grupo de tabagista, cujo grupo é comandado pela Dra. Mônica, médica pneumologista, esppecializada no tratamento de tabagistas no hospital de base de Brasilia, pertencente ao corpo de saúde da Prefeitura de Arapiraca,Alagoas. Sou fumante a 37 anos, pois com completar 60 anos. Quando começamos o grupo eu fumava 20 cigarros por dia, optei em ir diminuindo aos poucos, ja cheguei a fumar 5 por dia, mas sem saber explicar voltei a aumentar a quantidade e agora vou para um lado vou para o outro e estou em 10 cigarros. Tem colegas que ja chegaram e estão fumando 1 a 2 cigarros por dia e outros reduziram 30%. Meus amigos a minha luta vem de muito tempo querer parar de fumar por isso peço ajuda a voçês pois a coisa é muito difícil pois estou tentando sem tomar medicamentos como também meus colegas porque os medicamentos ainda não chegaram do Ministério da Saude aí peços a Todos nos der um apoio pois necessitamos muito.
    Obrigado.
    Duarte Coroa de Arapiraca Alagoas.

  2. Esclarendo melhor, deixe o alcool, foi mais fácil, porque ocupei os espaços de tempo indo a reuniões de AA e troquei o dinheiro que gastava com a bebida por tijolos, areia, cimento etc., e consegui aumentar minha casa que era de vão só, passei quatro anos mais construir e agora a luta é contra o fumo e estou com dificuldade. Estou tentando junto com os colegas e as colegas formar um grupo indepente no mesmo sistema de AA. Ja tentei uma reunião mais foi realizada comiga e uma companheira, amanhã dia 20 vamos fazer uma, vamos ver quantos irão comparecer. Queira Deus que aja presença de pelo menos uns oito.
    Tabalgistas não desistam é dificil mais não é impossivel, a nossa saúde e o nosso bem estar junto aos nossos familiares e a sociedade é mais importante doque o prazer do cigarro quie é uma ILUSÃO. FORÇA. VAMOS DAR NÃO AO FUMO.

  3. queeee mentira das grossas!!

    eu fumava 3 a 4 maços, tomava cachaça da boa (51 pra ter noção).

    Atualmento fumo 2 cigarros por dia. um na hora do almoço e outro antes de dormir . Estou muito bem. E de vez em quando bebo umas. (quase todo dia). A Bebida que não controlo , não interfere na rigida diciplina do cigarro! estou bem e é comprovado: a bebida só corta a recepção de nicotina no célebro.
    Quem toma uma dose sente vontade de fumar, masss poremmmmmm
    se vc ficar 7 dias sem fumar e for beber NÃO VAI SENTIR PORRA NENHUMA DE VONTADE FUMAR. essa que É A PORRA DA VERDADE.

    ass mestre.

  4. o tabaco e uma planta de nome cientifico de onde vem pro que?pro que a nicotina provoca a diminuição do tõnus muscular? pro que as subistãncias do cigarro aparecem no leite materno da mãe ?pro que ocorrem o risco de alteração neurológica?pro que ocorrem aborto no urso do tabaco e do alcóol?

  5. pra que existe isso? pra que existe drogas? aposto que quem criou moreu 5dias depois de culpa por ter trazido esse ma amilhoes e milhoes de jovens que por influencias de amigos e parentes acabam se viciando nesse mal… sem contar com as maes que sofrem por verem o filho com esse mal.. eu já prenciei muintos casos de pessoas morrendo por causa desse mal… se o amigo andre acima diz que nao aconteceu nada com ela foi pura sorte e muinta fé em deus……….
    valew por esse site sobre cigarro.. adoreii 🙂

Deixe um comentário