O fantasma da RECAÍDA!!

Por Silvia M. Cury Ismael, integrante da ACTbr, Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital do Coração, em São Paulo.

Todo fumante tem receio de primeiro não conseguir parar de fumar e se parar tem medo de recair. Devemos encarar a recaída como um aprendizado no processo de cessação do cigarro. Cada recaída deve ser analisada no sentido de verificar o que levou a mesma a ocorrer.

Alguns exemplos mais comuns são: “fiquei sem fumar por 7 anos, aí estava em uma roda de amigos e achei que pegar um cigarro não faria mal. Fumei um e estou fumando de novo até hoje”; ou “fiquei muito nervoso e a primeira coisa que pensei foi no cigarro.”

O fumante tem que tomar cuidado com o prazer de fumar que pode fazê-lo recair e com o estresse que vem de situações onde ele não sabe lidar com a ansiedade. Portanto, aí vão algumas dicas:
– saber lidar com o estresse diminui a chance de recaída
– esteja atento às situações prazerosas associadas ao ato de fumar
– se estiver parando de fumar prefira ficar em áreas para não fumantes
– cuidado com a ligação bebida alcóolica e cigarro
– evite estar em locais que antes era “gostoso” fumar

MAS LEMBRE-SE: SE VOCÊ RECAIR NÃO FAZ MAL. TENTE DE NOVO QUE VOCÊ CHEGA LÁ!!

70 comentários em “O fantasma da RECAÍDA!!

  1. O cigarro é realmente perigoso. Mesmo com as restrições à propaganda na TV, tudo nele seduz. A embalagem é extremamente atrativa, em qualquer loja de venda de comidas e bebidas vc encontra um mostruário de venda, como lanchonetes, restaurantes, lojinhas de conveniência … . Parei de fumar, mas sei que, caso coloque um cigarro em minha boca, volto com o vício. Sei que terei de me vigiar pelo resto de minha vida. Só sei que não quero nunca mais fumar.

  2. Parei de fumar há 27 anos para acompanhar meu fillho, que então tomou essa decisão.
    Felizmente conseguimos! Foi muito difícil como é para todos que se propõem a parar.
    O que me ajudou bastante a afastar o “fantasma da recaída” foi uma frase que ouvi de meu avô, que há vinte e cinco anos tinha parado de fumar. Ele me viu acendendo um cigarro e disse:
    “Como é bonito ver uma mulher fumando! Dá até vontade de fumar de novo.” Eu fiquei com remorso e perguntei se ele queria que eu apagasse o cigarro. E aí veio a frase : “Não precisa, minha filha. Eu não quero fumar mais, mas vontade eu vou ter a vida toda.”
    Anos depois, quando resolvi parar de fumar e tinha esta vontade, eu já sabia que “ter vontade” de fumar é uma coisa, “querer” fumar é outra.
    A propósito, faz anos que não sonho que estou fumando! Boa sorte para todos.

    1. obrigado pelo seu depoimento, eu estou há 11 meses sem fumar, já tinha tentado parar outras vezes onde duas delas 4 meses, e outra 6 meses, ja faz muito tempo, e finalmente consegui parar outra vez, estava definhando, seu avô era um sábio, também as vezes sinto vontade, mas não quero fumar mais nunca, e Deus me ajude,
      Cigarro deveria ser proibido de fabricar, é um sacrifício parar de fumar, e ainda por cima causa enfisema pulmonar, problemas cardíacos, câncer, e todo um desequilíbrio do organismo, torço, para que um dia em breve não exista mais cigarros pra vender no brasil primeiro pra dar bom exemplo, e depois no mundo.

    2. parei de fumar no ano 2018 , quando fui operada de uma aneurisma gigante na veia aorta , as vezes, fico muito ansiosa, pois cuido de uma irmã que teve Avc e ela chama muito, já fazem doze anos , que eu cuido sozinha, as vezes fico querendo voltar a fumar, mas graças a Deus até agora me segurei , vai fazer cinco anos que parei

      1. Não volte, por favor! Eu fiz isso depois de 7 anos sem fumar, estou há 1 ano tentando parar novamente, fumando o triplo que fumava antes e gastando dinheiro que nem tenho! Seja firme, o cigarro não vai te ajudar, experiência própria! Qndo ficar nervosa, toma chá de erva cidreira, faz um litro deixa na geladeira, vai tomando.

  3. Boa Tarde!
    Hoje estou completando 61 dias sem fumar. à a segunda tentativa. Na primeira fiz acumpuntura, mas não vingou. Agora me atirei de cabeça, sem nenhum remédio e nenhum acompanhamento. Não é fácil, mas é gratificante. Só de não sentir o cheiro… ou não cheirar cigarro…
    Não tenho vontade fumar, a pior dependência está sendo a psicológica, estou derretida, chorona, desanimadona… e gorda….rs!
    Mas vale a pensa sim…
    Beijos!

      1. E tão triste uma semana sem fumar parece q a vida n tem graça só me apetece chorar mas já n aguentava está dependencia este cheiro sair de casa às escondidas para ir fumar é decandente

        1. Eu tbm hoje tá fazendo 1 semana sem cigarro,por várias vezes pensei em comprar cigarro e fumar escondida já que aqui em casa ninguém fuma,mas pensei quem eu quero enganar? A mim mesmo? Estou decidida vou parar e nada vai me fazer voltar atrás(obs)fumei desde os 13 anos,com 38 anos tive câncer de cólon de útero,parei de fumar durante o tratamento depois voltei.Agora aos 43 anos decidi optar pela minha saúde,CIGARRO NUNCA MAIS ,Fácil não é mas tbm não é impossível.

        2. Eu fumei por 44 anos..dos 12 aos 56 anos. Tentei parar várias vezes r tbm sentia que a vida era triste e sem graça, mas fumar estava pior…principalmente pela pele amarelada, o cheiro de cigarro empregando por todos os lugares, roupa, cabelo era horrível, me sentia sempre SUJA, FEDIDA E FRACASSADA..faz 40 dias que deixei de fumar e desta vez estou me sentindo muito bem, muito feliz. Fiz propósito na igreja.

        3. Nossa ! Obrigada pelo seu depoimento … Tô bem assim, melhor estava ! Pois tô tentando parar e vou conseguir ! Deus nos ajude a superar esse vício ! Tinha 8 anos q parei e agora voltei depois de um luto , sei q não é desculpa… Mas estava muito nervosa e fumei um e tô há sete dias … Mas vou parar ainda essa noite ! Abraços a todos

  4. Bom dia!
    é a segunda vez que tento parar de fumar.A preimeira foi a tres anos e meio, fiquei dois meses sem fumar, mas acabei nao resistindo devido a uma crise de estres muito grande.Ha uma semana entrei nessa luta novamente, os primeiros dias parecem ter sido os mais fáceis, utilizo adesivo repositor de nicotina e ainda a goma de mascar.Após uma semana acabei comprando um maço do meu preferido FREE.Já fumei dois e confesso a ansiedade nao passa e bate um arrependimento. Entretanto quero dizer que nao pretendo voltar a fumar de fato, apenas estou tentando me aliviar…Estou muito desanimada. Beijos a todos e boa sorte nessa luta….

    1. Estou a 1 ano e três meses sem fumar, tmei remédio e agua, muita, mas muita água com muito gelo e umas gotas de limão, caneca gigante de água na mão o dia inteiro, ajudou demais heim.

  5. E a primeira vez que tento deixar de fumar e realmente mesmo difícil, nem sei explicar tem horas que não me faz diferença fumarem ao meu lado, e tem outras em que me e complicado não deixar de fumar um cigarro, se tiver o dia todo por fora sou capaz de nem tocar num cigarro mas quando tou em casa sozinha e ainda pior, e depois ha o stress do dia a dia, mas quero deixar de fumar, estou a usar as pastilhas de nicotina e a primeira semana correu bem, mas a vida prega nos partidas, se me poder dar algum conselho agradecia…obrigada e boa noite
    Pra quem esta nesta luta desejo boa sorte para todos e vontade

  6. Parei de fumar há mais de 3 anos, com ajuda dos profissionais do psoto de saude e com uso de adesivos no inicio. Nâo foi fácil, não é facil, mais 2 coisas que eu li acima fala muito o fato de sentir vontade é uma coisa e o voltar a fumar por causa dessa vontade é outra. Não pretendo voltar a fumar nunca mais. Uma ajudinha para quem ta com dificuldade: Se sentir vontade, procure andar caminhar, ir por lugares por onde nunca foi, mude de calçada, mude de rua que costuma andar, mude a sua forma de andar, chora, ri, gargalha mais fala para voce mesmo fumar eu nao vou voltar a fazer, não adianta que eu não volto e verá que esses tempos ruins passarão e depois vai se sentir orgulho de si mesmo, orgulho de ser mais forte do que o vício. Há voces que pararam força não desistam.

    1. Marcio, parabéns! Conhecemos de perto a sua luta. Hoje você sabe o quanto é difícil, mas que não é impossível. O caminho para não recair é colocarmos em prática tudo o que você falou, é ficarmos sempre atentos, principalmente em situações que sabemos ser de risco para nós, e não tocarmos no primeiro cigarro.

    2. Parabéns Marcio! Continue assim e ajudando as pessoas que querem parar e não conseguem, vou mostrar seu relato a minha irmã que é fumante, para que ela tenha força pra deixar este vício que só acaba ela mesma.

      Forte abraço e grata pelo seu relato.

  7. Estou a dois meses na dificil missao de me separar do cigarro, nos primeiros dias foram faceis mas de uns duas pra ca tive recaidas devido ao fato de todos gumarem em casa. Durante todo o dia nem lembro que ele existe mas quando entro em casa e sempre um pesadelo…

  8. Boa a noite a todos!

    Fumo a mais de 4 anos, porém meu vicio do cigarro está atrelado a fumar em casa, e um maço em um período de 3 horas,ao chegar do trabalho e ao chegar da faculdade.
    Estou a 15 dias sem fumar, iniciei este projeto antes de sair de viagem, está sendo difícil, mas sei que Deus vai me ajudar.Resolvi escrever porque neste exato momento a minha vontade de fumar está quase me matando, mas sem essa de recaída.
    Boa sorte a todos.

    Abraços

  9. Hoje faz 49 dias que estou sem cigarro, mas esta muuuito difícil segurar…parece que a vontade esta aumentando ao invés de diminuir!!!Estou me sentindo deprimida, cansada de tentar…mas vou me segurar ao máximo!
    Boa sorte a todos.

  10. estava fazendo tratamento para parar de fumar com remédio e adesivo fiquei um mês sem fumar achei que poderia fumar só um cigarro agora estou fumando 10 cigarros por dia pretendo tentar novamente que deus me ajude.

  11. Nao esta sendo facil ficar sem cigarro. Ja fazen dois meses q nao fumo mais. Imaginem vcs arrumei um emprego novo mas nao esta facil tem nomentos q a minha cabeca para de trabalhar so da vontade de sair correndo a procura de algo isso faz parte de parar de fumar m ajudem por favor

  12. Acho que mais preciso desabafar pra não ter uma recaída.

    Comecei a fumar muito novinha, por moda que as pessoas tinham… me viciei e fumei durante uns 8 anos. Tentei algumas vezes parar de fumar, mas sempre aquela parada (nos finais de semana, feriados e bebedeira podia). Eu era muito nova e o “medo” dos males não me importavam. A fala de sempre é “vamos morrer mesmo.” Hoje tenho 20 anos, e recentemente decidi que não quero fumar mais, de vez. Tenho planos de focar em minha saúde e ser mãe num futuro não tão distante. Faz 1 mês que não fumo, mas todos os 4 finais de semana quando bebo eu acabo fumando um cigarro.. Sou muito ansiosa, e essa doença não ajuda nada. Comprei um maço de cigarro agora pouco, e fumei 1 cigarro e meio, e estou escrevendo isso para não fumar o segundo. Eu quero, de verdade não fumar. Estou buscando forças do fundo do baú para eliminar esse péssimo hábito que parece absurdamente impossivel. Espero um dia entrar nesse site e dizer o quanto foi bom eu parar e que consegui elimimar até dos finais de semana. Foi bom desabafar… E vamos a luta.

  13. Hoje fazem 49 dias que não fumo, fumei durante 21 anos, e consegui parar a alguns anos atras quando engravidei, mais acabei voltando depois que minha filha nasceu, dessa vez não vou voltar, estou a 49 dias sem por um cigarro na boca,confesso que ainda é bastante difícil, as piores partes é quando bebo uma cervejinha no final de semana, é estranho pois sempre parece que falta algo, mais quando acordo no dia seguinte e percebo que não fumei nada no dia anterior, isso me faz ficar radiante, tenho feito corridas diarias, corro 30 minutos e com um folego maravilhoso, mais mesmo assim engordei 2 kilos, pois como compulsivamente. uma das melhores partes é não cheirar a cigarro, mais confesso q quando vejo alguem fumando eu tento chegar perto só pra sentir o cheirinho da fumaça, isso parece q alivia um pouco a minha vontade. a primeira semana foi a pior, hoje me sinto v=bem aliviada, não pretendo voltar, e nem encostar nenhum cigarro na boca, pois sei que se eu fumar unzinho eu volto de vez, o vicio é traiçoeiro. conto dia a dia no calendario, e cada dia é uma vitoria, bebo bastante liquido, e tenho sempre uma balinha em mãos. continuo na luta, a vontade sempre vai existir, mais não vou fumar jamais!!

  14. Boa noite….. estava sem fumar a 12 dias, estava orgulhosa de mim, mas hoje cai n atentacao, comprei um maco, mas assim que terminar vou tentar novamente, vou conseguir e DEUS vai me ajudar, nao vamos desistir.

  15. Olá
    Tenho 72 anos.
    Fumo desde os 20 quase 1 maço por dia com alguns períodos (gravidez) em que diminui a dose .
    Aos 50 parei de fumar durante 2 anos mas de vez em quando fumava um cigarro.
    Engordei 8 kg.
    Há 72 dias resolvi parar sem qualquer ajuda.
    Chupei algumas pastilhas de nicotineli mas poucas.
    O telemóvel tem dado uma ajuda para ocupar as mãos e algumas aplicações também.
    Vou em frente.
    Tem sido difícil mas consegue-se.
    Para mim o pior é o aumento de peso e a prisão de ventre.
    Como muita fruta e legumes.
    Estou orgulhosa.
    Tento estar o mínimo de tempo em casa sobretudo ao fim do dia que é o pior.
    O primeiro mês é o mais difícil .
    Depois fica a saudade mas essa domina-se.
    Força companheiros de luta.

  16. Olá a todos. Estou A 26 dias sem fumar. Ontem tive uma recaída fumei 2
    , mas não vou desistir. Tenho muito medo das doenças causadas pelo maldito cigarro. Que Deus esteja com a gente sempre nessa luta. Boa sorte a todos

  17. Estava a 24 dias sem fumar e derrepente bateu uma forte vontade igual a dos 3 primeiros dias, fui a uma loja e fumei palheiros,uns 2 para ser exato,me sinto como se tivesse perdido a batalha,mas serei eu quem vai vencer a guerra

  18. Depois de 51 dias sem fumar fiz a besteira de fumar 4 cigarros,estou me sentindo derrotado,sera que ainda consigo parar de fumar? Pois sou fumante a 38 anos

  19. Estava a doze dias sem fumar…depois de umas cervejinhas fumei 4 cigarros ..fiquei muito arrependido no outro dia…mas não desisti..ja estou a dois dias sem fumar de novo…não quero maus fumar ..minha esposa reclama muito por que ela tem renite e espirra demais quando eu fumo …cigarro é só ilusão..podemos fazer tudo o que faziamos sem cigarro… Força a todos e vamos vencer esse vicio maldito….

  20. Fumei 31 anos e estou a 12 dias sem fumar, eu jamais imaginei que seria tão difícil, no começo usei repositor de nicotina junto com Bupropiona. e agora estou sem adesivo só com o medicamento, para parar de fumar eu consultei um psiquiatra, e ele me disse que o resto da vida posso ter recaída…eu acho que o governo deveria proibir a venda desta porcaria chamada “cigarro” em todo território nacional, o cigarro é uma droga devastadora no organismo e pouco contribui com o pais, se proibirem a comercialização não teríamos mais dependentes e também para que largou de fumar não teria mais acesso fácil ao cigarro…boa sorte a todos nós, por que a luta contra o cigarro é para o resto da nossas vidas

  21. Hoje após 12 dias sem fumar acabei ascendendo um antes de almoçar. Considerei uma escorregada perigosa, mas percebi o gosto ruim do cigarro, me deu muita ânsia, tosse e um gosto horrível na garganta, me fez pensar que decidir abandonar o vício foi a melhor decisão, não tive grandes sintomas de abstinência devido ao uso de adesivos na primeira semana, aliviou muito, mas não quero mais voltar. Boa sorte a todos.

  22. Hoje estou muito mas triste que ontem
    Quando acendi um cigarro depois de 11 meses sem fumar, estava muito e stressada? Hoje estou mais lutei tanto com a recaída e acabei caindo nela.
    Fumei não só um quase um maço.
    EStout me sentindo fraca e pior de tudo sem Fé

    1. Você sustentou a batalhada por 11 meses e recaiu por um dia, não se desanime. Encare como uma escorregada, não como uma recaída. Se esforce para não fazê-lo de novo, sabes como a mente é traiçoeira na tentativa de nos convencer a fumar. Basta 1 cigarro para todo inferno voltar.

  23. Pela terceira vez que largo este vício, não sei se largar e a palavra certa porque já a uns dias que vou cometendo um crime aqui outro ali, hoje comprei uma carteira fumei 3 seguidos e joguei fora, amanhã e novo dia de luta e começar de novo… estou triste comigo mas sei que vou conseguir.

  24. O hábito é traiçoeiro e o psicológico também, tenho 37 anos, fumei durante 20 anos. Parei na dor e no mal que o cigarro me causou, pode ser que para muitos, pode não fazer mal algum, meu bisavô morreu com 114 anos e fumava, mas estou com obstruçao, correndo risco de infarto ou derrame, além de gastar dinheiro com cigarro, dentista porque quem fuma toma muito café, ajuda a amarelar os dentes, perdemos tempo correndo atrás de comprar cigarro, e sem contar a síndrome do pânico, só coisas ruins, estou a alguns dias sem fumar, me sentindo ótimo porque foi uma escolha, poderia fumar ou antecipar minha ida para o outro lado.
    Boa sorte a todos que desejam parar, é difícil, mas quando chega um susto, é fácil largar, não deixem a chegar nesse ponto que o meu.

  25. Fumo há 28 anos e faz 63 horas que estou tentando parar de fumar.. Hoje tive uma recaída. Precisava dele entre meus dedos. Não traguei. O gosto na boca foi horrível. Mas está sendo muito difícil suportar as crises de abstinência. Estou com adesivo, remédio, muita água e biscoitos. Às vezes penso em desistir e continuar com meu cigarro, depois penso nos malefícios.. Meu Deus! Por que fui começar??

  26. tomem o bup q a vontade diminui, eu fumava 2 maços por dia por quase 20 anos e parei totalmente em 5 dias, faz 10 meses ja. é dificil as vezes mas sei lá, vai q resolve né

  27. Gente,leiam esse livro online
    ALLEN CARR
    METODO FÁCIL DE PARAR DE FUMAR
    Eu li e me ajudou muito. Vc pode ler online,de graça,sem gastar nada.
    Vamos com fé nessa luta,parar de fumar é uma alegria.
    Deus nos abençoe.

    1. Sinceramente, mais da metade do livro é uma groselha a respeito do próprio escritor e o tal método dele. Me irritou profundamente, parece aquelas propagandas de coach.

  28. Resolvi parar de fumar na virada do ano, para aproveitar o simbolismo da data (acredito que simbolismos sejam muito importantes para nós, seres linguísticos). Faz 7 dias que não fumo, para mim tem sido uma vitória. Desde o dia 01 de janeiro, anoto em um papel o seguinte:

    Fumei? Manhã ( ) sim ( ) não
    Tarde ( ) sim ( ) não
    Noite ( ) sim ( ) não

    Até agora, somente marquei “não”. Pode parecer coisa boba, mas dividir as metas dá mais motivação para continuarmos. Eu tripliquei o numero das metas colocando turnos, e dividi o tempo delas por 3, a sensação é que realizo mais em menos tempo.
    A minha esposa fuma, inclusive fuma ao meu lado, a meu pedido, pois eu quero aprender a lidar com o cigarro, não quero me afastar de nada, nem de ninguém.
    Eu me apego a algumas coisas para não voltar: não tenho mais aquele cheiro horrível de cigarro, meu carro não fede mais cigarro (troquei recentemente e desde então nunca fumei nele), consigo ficar mais tempo concentrado lendo, coisa que adoro fazer, mas toda hora interrompia para fumar. Inclusive penso que não devo fumar, pois não vou sentir o mesmo gosto do cigarro na recaída. Quando paramos de fumar, estranhamos o sabor. E para que eu volte a sentir o mesmo gosto, terei que voltar a fumar como fumava, o que não quero nunca mais. Penso na saúde, no pigarro que tem diminuído, no gasto que está menor, na respiração que vai melhorar a cada dia, nas doenças que estou evitando, na saúde do meu filho etc. E assim a gente vai tocando. Um dia por vez… Ou melhor: um turno por vez, manhã, tarde e noite

    Abraços a todos e vamos seguir fortes.

    1. Conseguiu manter amigo?
      É exatamente o que vc disse, o cigarro não terá o mesmo gosto se vc voltar a fumar e eu te aconselho a não fazer isso… por exemplo, desde que parei, fumei 2 cigarros.
      No dia posterior a essa fumada me senti triste, vencida, com sintoma físicos e isso não é parar de fumar né.
      Era pra eu estar desde o dia 05/04/2020 sem fumar porém fumei 1 dia 09/04 e outro dia 18/04. No dia 09 senti muita dor nas costas imediatamente após ter fumado, uma angústia me dominou, acordei no outro dia chorando e prometi não mais fumar. Ontem eu estava no mesmo ambiente, casa da minha vó, após o jantar e com meu primo. Fumei mais um mas esse teve um gosto diferente, era como meu primeiro cigarro da vida, não senti as dores nas costas mas o cheiro me deixou com enjoo, hoje acordei com o rosto cansado e a com a pele pálida.
      Uma outra coisa que notei após ter parado de fumar regularmente, foi o meu intestino preso e gengivite do nada. Mantenho a mesma profilaxia que antes porém apareceu a gengivite.
      Então, pretendo agora evitar esse cenário, casa de vó, jantar, primo para que eu não caia novamente e seguir totalmente sem o cigarro a partir de hoje.
      A intenção de fumar esporadicamente era provar pra mim ter controle sobre o vício, mero engano.
      Minha família toda fuma, moro longe deles, sozinha e isso me ajuda muito no processo, quando visito a minha mãe, não sinto vontade de fumar porém na casa da minha avó com esse meu primo é quase irresistível. Identificado o gatilho, pretendo não mais acioná-lo, nem que pra isso eu tenha que me afastar. Você tem que assumir sua pequenez frente ao vício, peitar e desafiar o óbvio é tolice.

  29. Estou há 76 dias sem fumar. Ao fim deste dia, serão 11 semanas.

    Não sinto falta do cigarro, sinto saudades. E saudade às vezes dói.

    Minha motivação é o medo. Tenho filhos pequenos e quero estar por aqui por mais alguns bons (e vários) anos.

    Ninguém na minha família sabe que eu fumei por quase quinze anos. Conseguia concentrar os cigarros na metade do dia, para que o cheiro já tivesse passado quando eu chegasse em casa.

    Já tinha tentado parar antes, umas quatro vezes. Desta vez, o que está funcionando é não pensar no longo prazo. Basta hoje. E amanhã o processo começa de novo.

    Aconteceu recentemente de eu passar uns dois dias sem nem lembrar do cigarro. Está dando certo. Mas continuo atento, o perigo da recaída é real e permanente.

    Força e boa sorte a todos.

  30. Tenho 37 anos completados no último Janeiro e estou a 08 dias sem fumar. Fumo desde os 14 anos, atualmente estava consumindo 01 maço/dia e não conseguia parar após várias tentativas. Tive um início de pneumonia e aproveitei, já que estava sem gosto e vontade naquele momento,para parar de fumar. Pois é, estes últimos dias estão sendo muito difíceis com as crises, porém é muito recompensador como um todo saber que você está bem, cheiroso, respiração bem melhor, sem muleta…. enfim está sendo muito difícil mas estamos indo bem, sem auxílio de nada.
    O que fiz há 02 meses foi parar de beber, já pensando em mais uma vez tentar parar de fumar, com isto achei que foi uma grande jogada para minha pessoa, já que depois de 02 meses não sinto vontade de beber nenhum tipo de bebida que contém álcool.
    Pessoal não é fácil, porém acho que tudo é recompensador, desde a hora que vc acordar até o momento em que vai dormir e não coloca nenhum cigarro na boca. Minha alimentação eu não sabia como era o gosto, pois desde os 14 fumo, porém tudo que eu passar vai ser situação nova e diferente.
    Está difícil mas estamos conseguindo, espero não ter recaída, porém a luta é como fosse uma guerra de verdade. Espero continuar conquistando minha liberdade, pois não nasci com essa muleta que se chama cigarro e irei morrer sem ela do meu lado.
    Abraços para todos e Deus nos abençoe.

    1. Bom dia Victor.
      Continua firme sem os vícios?
      Estamos juntos nessa batalha, eu fiz praticamente a mesma coisa que você, fiz regime e emagreci 29kg e parei de beber antes de tentar parar de fumar.
      Atualmente estou há 6 meses sem fumar, mas voltei a beber e engordei praticamente novamente 29kg.
      Não é fácil, mas como você disse não nascemos com essa muleta.
      Força meu amigo.
      Abraço.

      1. Boa tarde Fábio!

        Amanhã estou fazendo 04 meses sem colocar nenhum cigarro na boca. Foi difícil realmente, mas recompensador. Hoje lembro pontualmente do cigarro, de 01 a 03 vezes ao dia. Mas diferentemente ao Mês 01, hoje já é bem administrado a fissura, no qual sofri horrores no início.
        Fábio continuo sem beber e cada dia mais feliz em minha decisão de vida, onde não tenha mais uma muleta comigo, que é o cigarro.
        O fato é que tenho que ter plena consciência que perco para o cigarro, com isso quero ele bem longe de mim.
        Minha esposa e e a filha de 7 anos ficaram mais felizes do que eu após minha parada, onde só trouxe benifícios dentro da minha casa, em todos os sentidos que nunca imaginei.
        Para mim realmente é tudo bem novo, igualmente a vc, fumo desde os 14, e hoje tenho 37 anos.
        Estou vivendo experiências que não sabia como era, não lembrava como era, por exemplo: jogar tênis com uma respiração 20 a 30 % melhor que antes.
        O que deixo aqui é que não deixem vencer, o cigarro pode ser bom o que for, mas parar de fumar ainda é bem melhor do que isso.
        Estarei na luta, pois quando se trata de cigarro temos que ter os olhos bem abertos, pois ele é não é brincadeira.
        Abraços.

        1. Boa noite!
          É realmente desafiadora a batalha contra o hábito de fumar. Precisamos estar atentos todos os dias. A cada minuto, situações nos colocam à prova, e nos deixam à margem de uma recaida. Muita disciplina tem que ser aplicada para que alcançemos o objetivo de se livrar desse inimigo.

  31. Estou há 6 meses sem fumar.
    Fumei dos 14 anos até os 37anos, isto é por 23 anos fiquei escravo desse vício/droga maldito.
    Tentei várias vezes, usei BUP, adesivo, acompanhamento com psiquiatra, remédios antidepressivos, mas não adiantou, ficava no maximo 2 meses e voltava a fumar.
    Estou agora nesta tentativa atual sem usar nenhum remédio, sem adesivos, estou apenas utilizando a força de vontade, estou há 6 meses sem fumar.
    Eu li o livro mencionado acima do autor Allen Carl, me ajudou muito, porque conta a historia do proprio autor, que era um fumante compulsivo.
    Uma coisa eu digo, só depende de nós largar os vícios, por mais dificil que seja, temos que resistir, senão vamos morrer fumando.
    Temos que fazer nosso cérebro entender que o cigarro não traz nada de bom para nós, é tudo uma lavagem cerebral.
    Desejo muita força a todos nesta empreitada.

    1. É bem isso !! Estou a 11 meses sem fumar e o que me ajudou a parar tb foi o libro do Allan Car.
      Nunca usei adesivos e afins, apenas a força de vontade.
      É possível, libertador!
      Força a todos.

  32. Tenho 34 anos e fumo desde os 14 anos. Estou há 30 dias sem fumar (1 mês). Tinha parado em 2017, mas voltei 3 meses depois, fui na “raça” mesmo. Namorar fumante e tentar parar de fumar é complicado. Acabei virando de final de semana, mas acabei voltando de vez ano passado e fumante em um nível talibã (3 maços por dia) ao ponto de acordar de madrugada pra fumar. No final do ano passado (outubro) decidi tentar de novo, comecei a malhar e a correr e me sentia super bem. Esse ano, veio a pandemia e perdi o emprego, voltei. Esse mês voltei a trabalhar e comecei a me exercitar em casa. Com a minha academia fechada (já malhava antes, comprei várias anilhas e barras pra me exercitar) quase montei uma academia em casa. O que está segurando a ansiedade é o exercício e também to na base do adesivo e o médico me receitou remédios. Dessa vez tive que usar remédio. Mesmo com tudo isso, ainda sinto vontade, mas a cada dia que passa melhora. No início, foi difícil. Tinha pesadelos bizarros com cigarro kkkkkk.

  33. Nossa eu fumo desde de os 15 anos ou até antes porque era normal na minha época acender cigarros para os pais.
    Então hoje com 44 anos não estou aguentando fui atrás de tratamento, nossa que felicidade acordei um dia e procurei café com pão e não o cigarro. Condegui ficr uma semana sem fumar mas meu marido fuma é doente e não quer parar, poxa de novo nem que seja 4 cigarros por dia estou fumando que ódio de mim….

  34. Parei faz 2 anos e 2 meses.No começo nao é nada fácil,acho que nem os remédios ajudam.No inicio é vc aceitar que vai passar por crises de choro,raiva e frustração. Se nao consegue aceitar isso então provavelmente vai desistir mas caso contrário já sabemos no que vai dar.
    Problema é depois de anos como eu,você tu começar a filosofar sobre a vida em um dia de folga do trabalho e lembrar do cigarro de como era boa a companhia com uma cervejinha gelada no meio da tarde pra refletir e tocar umas notas no violão. Isso é passos de resistência acho,ainda não sei decifrar bem o que é essa parte das lembranças que te levam quase a cometer o desvio de sair e comprar só um avulso,mas sei que vale mais aceitar que essa lembrança vai passar de alguma forma mas vai e mais uma vez não vou cair na tentação do “só unzinho pra repartir lembranças e ideias”.

  35. Parei faz 2 anos e 2 meses.No começo nao é nada fácil,acho que nem os remédios ajudam,não tentei os remédios mas acho que vc troca um vício pelo outro talvez.
    No inicio ,é vc aceitar que vai passar por crises de choro,raiva e frustração,se nao consegue aceitar isso então provavelmente vai desistir ,mas caso contrário já sabemos no que vai dar.
    Problema é depois de anos como eu,em começar a filosofar sobre a vida em um dia de folga do trabalho e lembrar do cigarro de como era boa a companhia com uma cervejinha gelada no meio da tarde pra refletir e tocar umas notas no violão. Isso sao passos de resistência acho,ainda não sei decifrar bem o que é essa parte das lembranças que te levam quase a cometer o desvio de sair e comprar só um avulso,mas sei que vale mais aceitar que essa lembrança vai passar ,de alguma forma mas vai ,e mais uma vez não vou cair na tentação do “só unzinho pra repartir lembranças e ideias”.

  36. Estou completando um mês sem fumar,percebo melhoras,mas estão sendo longos 30 dias,parecem mais longos até que os 30 anos de fumante……a cada dia que passa a fissura é a mesma,o que me fez cair na real da minha dependência à nicotina,não estou tomando remédio nenhum,estou no “corpo a corpo” nessa briga…e bastante confiante na minha decisão de nunca mais destruir minha saúde.

  37. Estou passando aqui após 01 ano, para avisar que graças a Deus e ao meu esforço continuo sem fumar desde dia 02.03 de 2020.

    Postei aqui quando tinha uns 08 dias que tinha parado, podem procurar acima meu texto, onde descrevi o contexto daquele momento em minha vida.

    Passo por aqui para avisar a todos que estou bem feliz e que sirva de apoio: VALE A PENA, MESMO COM A DIFICULDADE NO INÍCIO QUANDO DECIDIMOS PARAR DE FUMAR.

    Pessoal força, foco e fé. Se fumar era bom, SEM fumar garanto que é BEM MELHOR.

    Fiquem com Deus.

  38. 22 de maio de 2021 12:10 Bom dia,me chamo Aparecida,estou olhando os comentários,para eu ter força, e o seu me chamou atenção,tenho 45 anos,fiquei 10 anos sem fumar,e já tenho 10 anos que voltei,esta semana fiquei três dias sem fumar e no terceiro que foi ontem tomei uma cerveja,e quando percebi ja tinha fumado vários cigarros,assim como da primeira vez que Eu voltei,e hoje pela manhã fumei outro,mas decidi parar novamente,e vou consegui porque eu quero isso mas que tudo e vc também consegui,Boa sorte pra todos e que Deus nos ajude .

  39. Hoje faz 15 dias sem fumar, fumei desde a adolescência, ja atentei por algumas vezes, mas voltei a fumar. Percebi que toda vez que parei, foi por algum motivo externo, ou por alguém, ou por trabalho.
    estudo Biomedicina, e na aula pratica de fisiopatologia, estudei o quanto mal o tabagismo faz ao organismo em vários setores, enquanto apenas ouvimos dizer os males tem um efeito, quando entendemos detalhes e aprofundamos, aff… Parei e pensei… Puts, como esse safado fininho me domina??? e esta me matando aos poucos??? Parei, eu sou mais forte, eu domino e controlo!!! Não quero mais,… e assim se passaram 15 dias sem o cigarro… Claro que a vontade vem… mas consigo me controlar e lembrar o quanto o vicio pode me fazer mal… e logo passa… Estou confiante e convicto que dessa vez vai!!!!
    Aos colegas, determinem parar de fumar por amor próprio, e não por alguém ou cobrança de terceiros!!!

  40. Faz 45 dias que parei de fumar, após 27 anos fumando. Aproveitei que fiquei internada por 7 dias e parei de uma vez. O pneumologista me receitou um ansiolitico, que não está ajudando, pois a cada sia que passa, a vontade de fumar bate forte. O pior não é o vício químico, é o hábito. Eu fumava tabaco, tinha todo um ritual para bolar meu cigarro antes de fumar. E o gosto não era de plástico igual os cigarros comuns, era bem gostoso. Faz 45 dias que não botava 1 cigarro na boca e achei 1 dentro da carteira. Fumei. Adorei. Mas estou me sentindo uma idiota. Espero nunca mais recair, pq as dores no peito, a falta de ar, o pigarro, o cheiro impregnado nas paredes, o cheiro ardido do cinzeiro e o dinheiro gasto não valem a pena. Vou esquecer o que fiz hj e amanhã será o 46o dia sem fumar :D.

Deixe um comentário