O fantasma da RECAÍDA!!

Por Silvia M. Cury Ismael, integrante da ACTbr, Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital do Coração, em São Paulo.

Todo fumante tem receio de primeiro não conseguir parar de fumar e se parar tem medo de recair. Devemos encarar a recaída como um aprendizado no processo de cessação do cigarro. Cada recaída deve ser analisada no sentido de verificar o que levou a mesma a ocorrer.

Alguns exemplos mais comuns são: “fiquei sem fumar por 7 anos, aí estava em uma roda de amigos e achei que pegar um cigarro não faria mal. Fumei um e estou fumando de novo até hoje”; ou “fiquei muito nervoso e a primeira coisa que pensei foi no cigarro.”

O fumante tem que tomar cuidado com o prazer de fumar que pode fazê-lo recair e com o estresse que vem de situações onde ele não sabe lidar com a ansiedade. Portanto, aí vão algumas dicas:
– saber lidar com o estresse diminui a chance de recaída
– esteja atento às situações prazerosas associadas ao ato de fumar
– se estiver parando de fumar prefira ficar em áreas para não fumantes
– cuidado com a ligação bebida alcóolica e cigarro
– evite estar em locais que antes era “gostoso” fumar

MAS LEMBRE-SE: SE VOCÊ RECAIR NÃO FAZ MAL. TENTE DE NOVO QUE VOCÊ CHEGA LÁ!!

28 comentários sobre “O fantasma da RECAÍDA!!

  1. O cigarro é realmente perigoso. Mesmo com as restrições à propaganda na TV, tudo nele seduz. A embalagem é extremamente atrativa, em qualquer loja de venda de comidas e bebidas vc encontra um mostruário de venda, como lanchonetes, restaurantes, lojinhas de conveniência … . Parei de fumar, mas sei que, caso coloque um cigarro em minha boca, volto com o vício. Sei que terei de me vigiar pelo resto de minha vida. Só sei que não quero nunca mais fumar.

  2. Parei de fumar há 27 anos para acompanhar meu fillho, que então tomou essa decisão.
    Felizmente conseguimos! Foi muito difícil como é para todos que se propõem a parar.
    O que me ajudou bastante a afastar o “fantasma da recaída” foi uma frase que ouvi de meu avô, que há vinte e cinco anos tinha parado de fumar. Ele me viu acendendo um cigarro e disse:
    “Como é bonito ver uma mulher fumando! Dá até vontade de fumar de novo.” Eu fiquei com remorso e perguntei se ele queria que eu apagasse o cigarro. E aí veio a frase : “Não precisa, minha filha. Eu não quero fumar mais, mas vontade eu vou ter a vida toda.”
    Anos depois, quando resolvi parar de fumar e tinha esta vontade, eu já sabia que “ter vontade” de fumar é uma coisa, “querer” fumar é outra.
    A propósito, faz anos que não sonho que estou fumando! Boa sorte para todos.

  3. Boa Tarde!
    Hoje estou completando 61 dias sem fumar. à a segunda tentativa. Na primeira fiz acumpuntura, mas não vingou. Agora me atirei de cabeça, sem nenhum remédio e nenhum acompanhamento. Não é fácil, mas é gratificante. Só de não sentir o cheiro… ou não cheirar cigarro…
    Não tenho vontade fumar, a pior dependência está sendo a psicológica, estou derretida, chorona, desanimadona… e gorda….rs!
    Mas vale a pensa sim…
    Beijos!

  4. Bom dia!
    é a segunda vez que tento parar de fumar.A preimeira foi a tres anos e meio, fiquei dois meses sem fumar, mas acabei nao resistindo devido a uma crise de estres muito grande.Ha uma semana entrei nessa luta novamente, os primeiros dias parecem ter sido os mais fáceis, utilizo adesivo repositor de nicotina e ainda a goma de mascar.Após uma semana acabei comprando um maço do meu preferido FREE.Já fumei dois e confesso a ansiedade nao passa e bate um arrependimento. Entretanto quero dizer que nao pretendo voltar a fumar de fato, apenas estou tentando me aliviar…Estou muito desanimada. Beijos a todos e boa sorte nessa luta….

  5. E a primeira vez que tento deixar de fumar e realmente mesmo difícil, nem sei explicar tem horas que não me faz diferença fumarem ao meu lado, e tem outras em que me e complicado não deixar de fumar um cigarro, se tiver o dia todo por fora sou capaz de nem tocar num cigarro mas quando tou em casa sozinha e ainda pior, e depois ha o stress do dia a dia, mas quero deixar de fumar, estou a usar as pastilhas de nicotina e a primeira semana correu bem, mas a vida prega nos partidas, se me poder dar algum conselho agradecia…obrigada e boa noite
    Pra quem esta nesta luta desejo boa sorte para todos e vontade

  6. Parei de fumar há mais de 3 anos, com ajuda dos profissionais do psoto de saude e com uso de adesivos no inicio. Nâo foi fácil, não é facil, mais 2 coisas que eu li acima fala muito o fato de sentir vontade é uma coisa e o voltar a fumar por causa dessa vontade é outra. Não pretendo voltar a fumar nunca mais. Uma ajudinha para quem ta com dificuldade: Se sentir vontade, procure andar caminhar, ir por lugares por onde nunca foi, mude de calçada, mude de rua que costuma andar, mude a sua forma de andar, chora, ri, gargalha mais fala para voce mesmo fumar eu nao vou voltar a fazer, não adianta que eu não volto e verá que esses tempos ruins passarão e depois vai se sentir orgulho de si mesmo, orgulho de ser mais forte do que o vício. Há voces que pararam força não desistam.

    1. Marcio, parabéns! Conhecemos de perto a sua luta. Hoje você sabe o quanto é difícil, mas que não é impossível. O caminho para não recair é colocarmos em prática tudo o que você falou, é ficarmos sempre atentos, principalmente em situações que sabemos ser de risco para nós, e não tocarmos no primeiro cigarro.

    2. Parabéns Marcio! Continue assim e ajudando as pessoas que querem parar e não conseguem, vou mostrar seu relato a minha irmã que é fumante, para que ela tenha força pra deixar este vício que só acaba ela mesma.

      Forte abraço e grata pelo seu relato.

  7. Estou a dois meses na dificil missao de me separar do cigarro, nos primeiros dias foram faceis mas de uns duas pra ca tive recaidas devido ao fato de todos gumarem em casa. Durante todo o dia nem lembro que ele existe mas quando entro em casa e sempre um pesadelo…

  8. Boa a noite a todos!

    Fumo a mais de 4 anos, porém meu vicio do cigarro está atrelado a fumar em casa, e um maço em um período de 3 horas,ao chegar do trabalho e ao chegar da faculdade.
    Estou a 15 dias sem fumar, iniciei este projeto antes de sair de viagem, está sendo difícil, mas sei que Deus vai me ajudar.Resolvi escrever porque neste exato momento a minha vontade de fumar está quase me matando, mas sem essa de recaída.
    Boa sorte a todos.

    Abraços

  9. Hoje faz 49 dias que estou sem cigarro, mas esta muuuito difícil segurar…parece que a vontade esta aumentando ao invés de diminuir!!!Estou me sentindo deprimida, cansada de tentar…mas vou me segurar ao máximo!
    Boa sorte a todos.

  10. estava fazendo tratamento para parar de fumar com remédio e adesivo fiquei um mês sem fumar achei que poderia fumar só um cigarro agora estou fumando 10 cigarros por dia pretendo tentar novamente que deus me ajude.

  11. Nao esta sendo facil ficar sem cigarro. Ja fazen dois meses q nao fumo mais. Imaginem vcs arrumei um emprego novo mas nao esta facil tem nomentos q a minha cabeca para de trabalhar so da vontade de sair correndo a procura de algo isso faz parte de parar de fumar m ajudem por favor

  12. Acho que mais preciso desabafar pra não ter uma recaída.

    Comecei a fumar muito novinha, por moda que as pessoas tinham… me viciei e fumei durante uns 8 anos. Tentei algumas vezes parar de fumar, mas sempre aquela parada (nos finais de semana, feriados e bebedeira podia). Eu era muito nova e o “medo” dos males não me importavam. A fala de sempre é “vamos morrer mesmo.” Hoje tenho 20 anos, e recentemente decidi que não quero fumar mais, de vez. Tenho planos de focar em minha saúde e ser mãe num futuro não tão distante. Faz 1 mês que não fumo, mas todos os 4 finais de semana quando bebo eu acabo fumando um cigarro.. Sou muito ansiosa, e essa doença não ajuda nada. Comprei um maço de cigarro agora pouco, e fumei 1 cigarro e meio, e estou escrevendo isso para não fumar o segundo. Eu quero, de verdade não fumar. Estou buscando forças do fundo do baú para eliminar esse péssimo hábito que parece absurdamente impossivel. Espero um dia entrar nesse site e dizer o quanto foi bom eu parar e que consegui elimimar até dos finais de semana. Foi bom desabafar… E vamos a luta.

  13. Hoje fazem 49 dias que não fumo, fumei durante 21 anos, e consegui parar a alguns anos atras quando engravidei, mais acabei voltando depois que minha filha nasceu, dessa vez não vou voltar, estou a 49 dias sem por um cigarro na boca,confesso que ainda é bastante difícil, as piores partes é quando bebo uma cervejinha no final de semana, é estranho pois sempre parece que falta algo, mais quando acordo no dia seguinte e percebo que não fumei nada no dia anterior, isso me faz ficar radiante, tenho feito corridas diarias, corro 30 minutos e com um folego maravilhoso, mais mesmo assim engordei 2 kilos, pois como compulsivamente. uma das melhores partes é não cheirar a cigarro, mais confesso q quando vejo alguem fumando eu tento chegar perto só pra sentir o cheirinho da fumaça, isso parece q alivia um pouco a minha vontade. a primeira semana foi a pior, hoje me sinto v=bem aliviada, não pretendo voltar, e nem encostar nenhum cigarro na boca, pois sei que se eu fumar unzinho eu volto de vez, o vicio é traiçoeiro. conto dia a dia no calendario, e cada dia é uma vitoria, bebo bastante liquido, e tenho sempre uma balinha em mãos. continuo na luta, a vontade sempre vai existir, mais não vou fumar jamais!!

  14. Boa noite….. estava sem fumar a 12 dias, estava orgulhosa de mim, mas hoje cai n atentacao, comprei um maco, mas assim que terminar vou tentar novamente, vou conseguir e DEUS vai me ajudar, nao vamos desistir.

  15. Olá
    Tenho 72 anos.
    Fumo desde os 20 quase 1 maço por dia com alguns períodos (gravidez) em que diminui a dose .
    Aos 50 parei de fumar durante 2 anos mas de vez em quando fumava um cigarro.
    Engordei 8 kg.
    Há 72 dias resolvi parar sem qualquer ajuda.
    Chupei algumas pastilhas de nicotineli mas poucas.
    O telemóvel tem dado uma ajuda para ocupar as mãos e algumas aplicações também.
    Vou em frente.
    Tem sido difícil mas consegue-se.
    Para mim o pior é o aumento de peso e a prisão de ventre.
    Como muita fruta e legumes.
    Estou orgulhosa.
    Tento estar o mínimo de tempo em casa sobretudo ao fim do dia que é o pior.
    O primeiro mês é o mais difícil .
    Depois fica a saudade mas essa domina-se.
    Força companheiros de luta.

  16. Olá a todos. Estou A 26 dias sem fumar. Ontem tive uma recaída fumei 2
    , mas não vou desistir. Tenho muito medo das doenças causadas pelo maldito cigarro. Que Deus esteja com a gente sempre nessa luta. Boa sorte a todos

  17. Estava a 24 dias sem fumar e derrepente bateu uma forte vontade igual a dos 3 primeiros dias, fui a uma loja e fumei palheiros,uns 2 para ser exato,me sinto como se tivesse perdido a batalha,mas serei eu quem vai vencer a guerra

  18. Depois de 51 dias sem fumar fiz a besteira de fumar 4 cigarros,estou me sentindo derrotado,sera que ainda consigo parar de fumar? Pois sou fumante a 38 anos

  19. Estava a doze dias sem fumar…depois de umas cervejinhas fumei 4 cigarros ..fiquei muito arrependido no outro dia…mas não desisti..ja estou a dois dias sem fumar de novo…não quero maus fumar ..minha esposa reclama muito por que ela tem renite e espirra demais quando eu fumo …cigarro é só ilusão..podemos fazer tudo o que faziamos sem cigarro… Força a todos e vamos vencer esse vicio maldito….

  20. Fumei 31 anos e estou a 12 dias sem fumar, eu jamais imaginei que seria tão difícil, no começo usei repositor de nicotina junto com Bupropiona. e agora estou sem adesivo só com o medicamento, para parar de fumar eu consultei um psiquiatra, e ele me disse que o resto da vida posso ter recaída…eu acho que o governo deveria proibir a venda desta porcaria chamada “cigarro” em todo território nacional, o cigarro é uma droga devastadora no organismo e pouco contribui com o pais, se proibirem a comercialização não teríamos mais dependentes e também para que largou de fumar não teria mais acesso fácil ao cigarro…boa sorte a todos nós, por que a luta contra o cigarro é para o resto da nossas vidas

  21. Hoje após 12 dias sem fumar acabei ascendendo um antes de almoçar. Considerei uma escorregada perigosa, mas percebi o gosto ruim do cigarro, me deu muita ânsia, tosse e um gosto horrível na garganta, me fez pensar que decidir abandonar o vício foi a melhor decisão, não tive grandes sintomas de abstinência devido ao uso de adesivos na primeira semana, aliviou muito, mas não quero mais voltar. Boa sorte a todos.

  22. Hoje estou muito mas triste que ontem
    Quando acendi um cigarro depois de 11 meses sem fumar, estava muito e stressada? Hoje estou mais lutei tanto com a recaída e acabei caindo nela.
    Fumei não só um quase um maço.
    EStout me sentindo fraca e pior de tudo sem Fé

  23. Pela terceira vez que largo este vício, não sei se largar e a palavra certa porque já a uns dias que vou cometendo um crime aqui outro ali, hoje comprei uma carteira fumei 3 seguidos e joguei fora, amanhã e novo dia de luta e começar de novo… estou triste comigo mas sei que vou conseguir.

  24. O hábito é traiçoeiro e o psicológico também, tenho 37 anos, fumei durante 20 anos. Parei na dor e no mal que o cigarro me causou, pode ser que para muitos, pode não fazer mal algum, meu bisavô morreu com 114 anos e fumava, mas estou com obstruçao, correndo risco de infarto ou derrame, além de gastar dinheiro com cigarro, dentista porque quem fuma toma muito café, ajuda a amarelar os dentes, perdemos tempo correndo atrás de comprar cigarro, e sem contar a síndrome do pânico, só coisas ruins, estou a alguns dias sem fumar, me sentindo ótimo porque foi uma escolha, poderia fumar ou antecipar minha ida para o outro lado.
    Boa sorte a todos que desejam parar, é difícil, mas quando chega um susto, é fácil largar, não deixem a chegar nesse ponto que o meu.

Deixe uma resposta