O Alcatrão

Todo mundo sabe que cigarro tem alcatrão. Mas nem todo mundo sabe de fato o que ele é. Coloco abaixo um link para quem quiser ver o alcatrão em sua forma pura (argh!). É do filme da garrafa de água que “fuma”.

Clique Aqui

O alcatrão é um resíduo tóxico, negro e viscoso composto por centenas de substâncias químicas, cerca de 40 delas comprovadamente cancerígenas. Provoca a obstrução das vias respiratórias e pulmões e colabora para a elevada toxicidade do cigarro, sendo co-responsável pelas diversas doenças associadas a seu consumo.

Entre algumas substâncias contidas no cigarro, estão: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, além das citadas na ilustração abaixo:

[photopress:toxicocor.jpg,full,centered]
Obs: Em relação ao artigo anterior:
– Claudio, me sinto tentada a concordar com você e confesso que às vezes me pergunto se realmente podemos confiar nas estatísticas! Mas independente dos números exatos, sabemos que de fato é difícil parar de fumar, é fácil recair nos primeiros meses, mas de qualquer forma com persistência é possível vencer o tabagismo.
– E Freja, refiro-me ao atendimento precoce quando conseguimos atuar o quanto antes no tratamento do tabagismo, ou seja, não apenas com indivíduos extremamente dependentes, já com doenças tabaco-relacionadas, às vezes incapacitantes, como tantas pessoas que conheci em meu trabalho em hospitais. Vendo hoje os Programas de Cessação sendo aplicados não apenas nos hospitais, mas nas próprias empresas onde as pessoas trabalham, ou clínicas, com assistência médico/psicológica, podem se observar melhores índices de sucesso. E sim, as estatísticas de eficácia em geral são baseadas em grupos submetidos a tratamento, às vezes comparativamente à grupos controle ou com outro tipo de terapêutica.

Obrigada pela participação de tod@s, mais uma vez boas vindas aos novos visitantes do blog e futuros ex-fumantes:))

4 comentários em “O Alcatrão

  1. Sou defensor do ambiente atmosferico limpo, sou Eng. Mec. mestre em bioenergia e estudei sobre o alcatrão e suas causas nas turbinas e nos gaseificadores e digo que todo mundo fala da nicotina mais não dar enfase ao alcatrão que é o principal responsavel pelo cancer no pulmão, pois o mesmo condensa é cria uma capa que recobre a superficie interna do pulmao e com o tempo o mesmo não mais absorve o oxigenio. Um abraço a todos vcs que lutam pela causa do ant-tabagismo.

  2. Estou 135 sem fumar. no ínício foi difícil, mas hoje naõ sinto mais vontade.
    Espero poder dizer um dia que SOU EX FUMANTE.
    Substituí por água. E sempre que aparece um docinho, escovo os dentes depois de come-lo
    Mas evitem comer mais, só assim não engordarão, pois essa é atendencia quando paramos de fumar.

  3. Estou 135 sem fumar. no ínício foi difícil, mas hoje naõ sinto mais vontade.
    Espero poder dizer um dia que SOU EX FUMANTE.
    Mas evitem substituir o cigarro por alimentação, só assim não engordarão, pois essa é a tendencia quando paramos de fumar.

    é difícil PARAR DE FUMAR, é.
    Mas com mmuita força de vontade a gente consegue.
    Não espere está na cama da morte pra um medico dizer VOCÊ NÃO PODE NUNCA MAIS FUMAR . PARE ANTES.
    VOCÊ CONSEGUE. COLOQUE ISSO NA SUA CABEÇA. FUMAR É PURA IGNORÂNCIA.

Deixe um comentário