Mensagem aos chefes, diretores(as), etc…

[photopress:fumo_passivo.jpg,full,centered]
Já é público e notório que o fumo faz mal e a fumaça de cigarro afeta a saúde mesmo de quem não é fumante. O brasileiro já sabe disto, conforme uma pesquisa de abrangência nacional encomendada pela ACTbr ao Instituto Datafolha: 95% dos entrevistados disseram que o fumo em locais fechados prejudica a saúde também de quem não é fumante.

Nesta mesma pesquisa, 88% disse apoiar a proibição do fumo em ambientes fechados e os próprios fumantes também manifestaram este apoio (80%).

Mas ainda recebemos muitas mensagens no site de pessoas que sofrem em ambientes de trabalho onde os colegas ou superiores fumam. Com colegas ainda é mais fácil conversar e pedir que não fumem na sala, mas diante dos chefes, coordenadores e diretores(as) as pessoas se sentem intimidadas e constrangidas em falar.

Pensam nisto ao respirar diariamente a fumaça, ao sentir reações alérgicas ou outros problemas de saúde, mas temem ser mal interpretadas ou descartadas se não aceitarem a situação. Alguns até falam, direta ou indiretamente, mas nem sempre isto adianta.

Por isto escrevo este post para tentar dar uma força, vamos lá, é hora de passar da consciência para a ação: Chefes, Coordenadores e Diretores(as) parem de fumar em locais fechados!!! Saiam até a rua, varanda, quintal, seja lá o que for, mas ao ar livre é mais fácil a dispersão dos poluentes da fumaça de tabaco. O mesmo vale para maridos, mães, filhos(as), etc, etc. Não minimizem ou ignorem o problema!

E só para lembrar: existe legislação a respeito e esta deve ser respeitada.

Deixe um comentário