Medicamentos para ajudar a parar de fumar

Vamos contar hoje com a participação do Dr.Montezuma Pimenta Ferreira, do Instituto de Psiquiatria do HC FMUSP e também integrante da ACTbr. A idéia é fazermos um panorama geral do que existe para o tratamento do tabagismo e aos poucos vamos inserindo informações mais detalhadas sobre cada um dos métodos disponíveis. Então lá vai:

Existem diversos medicamentos de eficácia comprovada para o tratamento do tabagismo. E, ao contrário do que muita gente pensa, eles não servem apenas para os fumantes com dependência grave. Na verdade, a literatura científica nos ensina que “exceto em circunstâncias especiais, todo paciente que esteja tentando parar de fumar deveria ser encorajado a usar tratamentos farmacológicos efetivos para a cessação do tabagismo” (1).

Isto porque, de um modo geral, o uso de medicação duplica a chance de sucesso ao tentar largar os cigarros.

Os medicamentos comprovadamente eficazes para tratar o tabagismo são os seguintes:
•(reposição de) nicotina: goma de mascar, sistemas transdérmicos (adesivos), pastilhas, vaporizador (“inhaler”) e spray
•bupropiona
•vareniclina
•nortriptilina
•clonidina

Entre as pessoas que requerem avaliação mais específica dos riscos e benefícios do uso de medicamentos para parar de fumar estão as grávidas e os portadores de doenças cardiovasculares instáveis. Além disto, o uso dos medicamentos acima ainda não está bem estudado entre os adolescentes.

No Brasil, apenas a goma de mascar e os adesivos transdérmicos podem ser vendidos sem prescrição. Por isto, podem ser usados mesmo por fumantes que optem por parar de fumar sozinhos, sem acompanhamento profissional.

Embora sejam medicamentos seguros, a bupropiona, a vareniclina, a nortriptilina e a clonidina devem ser usados apenas com acompanhamento médico e sempre associados a um programa de apoio para deixar de fumar.

Referência:

1. Fiore MC, Bailey WC, Cohen SJ, et al. Treating Tobacco Use and Dependence. Clinical Practice Guideline. Rockville, MD: U.S. Department of Health and Human Services. Public Health Service. June 2000.

P.S: Henrique, aguarde que logo falaremos mais sobre a goma de mascar, ok? 🙂

18 comentários em “Medicamentos para ajudar a parar de fumar

  1. Muito obrigado, conhecer este blog me fez muito feliz,além de mim, espero mobilizar pessoas queridas que têm dificuldades de parar com o cigarro a acessarem esta iniciativa.

  2. Bom dia

    Estou enviando este e-mail para pedir ajuda, pois minha mãe vai completar 50 anos e fuma desde os 12.
    Na semana passada perdemos o meu padastro e devido a isso ela disse que agora mais que nunca quer para de fumar, mas está sendo difícil e eu gostaria de saber uma método (medicamento) para que eu possa ajudá-la.
    Mais uma vez peço, por favor, me ajudem.

    Atenciosamente,
    Rosângela Alves

  3. Preciso parar de fumar, pois o vício além de me deixar com hálito forte, escurece meus dentes, me tira o fôlego e principalmente, é notória a mudança no meu apetite e conclusão no ato sexual.
    Me ajudem!

    Emmanuel

  4. muito obrigada pelas dicas graças a Deus eu parei de fumar
    E dou um recado para quem esta começando agora a parar de fumar
    é muito simples se vc tiver muita força de vontade e uma raz~~ao muito importante
    então razão vc tem é sua vida então ta facil é só ter força
    e Não encare como um fim do muindo

    muito origado pela oportunidade

  5. existe algum remédio que faz com que a pessoa tome nojo ou mesmo enjoe só de sentir o cheiro de cigarro? quero ajudar uma amiga minha a parar de fumar, só que ela não tem vontade de parar, e com um remédio assim ela não vai ter o querer vai parar mesmo não querendo…….e ela me pediu ajuda para isso…

  6. desejo muito parar de fumar, mas tenho ancieda meu trb muitas vezes m deixa muito extressado trb com o publico e fumo desde os 13 anos ja estou com 42

Deixe um comentário