Mais alguns Mitos e Verdades…

O ex-fumante pode ser apenas um fumante ocasional, se quiser.
Mito! O risco de voltar a ser dependente é muito elevado. Neste caso é parecido com o alcoólatra, dificilmente o fumante conseguirá fumar só de vez em quando, ou socialmente. Pode até fazê-lo por um tempo, mas em geral retorna ao consumo diário.
“Evite o 1º cigarro, que você evitará todos os outros”.*Inca, 1997

Cigarro de palha não faz mal pois é um produto natural
Mito! A palha não permite a passagem de ar, tornando as tragadas mais intensas e concentradas. * Paulo C R Correa, médico pneumologista e integrante da ACTbr, em entrevista de 2006.

Filhos de fumantes têm mais chances de se tornar fumantes
Verdade!Seja por fatores associados a modelo comportamental ou constitucionais, filhos de pais fumantes têm maior risco de tornarem-se fumantes.* Guia Nacional de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, 2001

Se o pulmão estiver “limpo” significa que a pessoa pode ainda fumar, se quiser.
Mito! Apesar de ser um órgão bastante vulnerável ao tabagismo, apenas o pulmão não revelará o grau de comprometimento da saúde pelo fumo. Lembre-se que as substâncias tóxicas circulam através da corrente sanguínea e podem atingir diversos órgãos do corpo humano.

Para ter alguma doença por causa do cigarro é preciso ter mais de 40 anos
Mito! Fumantes na 3ª ou 4ª década de vida apresentam 5 vezes mais chances de morrer de infarto do miocárdio, se comparados a não-fumantes.* SBC/Funcor, 2002

Fumar apenas em 01 cômodo da casa não incomoda os outros
Mito!A fumaça fica disseminada no ambiente. Quem tem um fumante em casa está 4x mais exposto ao fumo passivo do que aqueles que não convivem com o tabaco.* SBC/Funcor, 2002

Após várias tentativas que não deram certo, é melhor desistir de parar de fumar
Mito! Estudos revelam que geralmente é necessário mais de uma tentativa para o alcance de abstinência. Vale tentar novamente!

E às pessoas que já estão conseguindo, parabéns, continuem firme e contando com a gente!

1 comentário em “Mais alguns Mitos e Verdades…

  1. Lendo o blog , me lembrei de uma reportagem que li em uma revista dentro do avião , indo para NY , não sei se tal dado consta em alguma postagem do blog , por via das dúvidas , resolvi colocar e se for de interesse de alguém pesquisar a respeito , poderia ser interessante .
    Num post abaixo acerca sobre o “por que ?” para de fumar , essa pesquisa ao qual citei , disse que o CIGARRO , diminui em 30% as chances de você se relacionar com as pessoas amorosamente . Citava casos em Casas Noturnas onde os fumantes tinham 30% de chances a menos aos não fumantes de conseguir concretizar uma paquera na noite .

Deixe um comentário