Conhece a ti mesmo

[photopress:Espelho_1.png,thumb,alignright]
Boa parte dos fumantes já não pensa muito ao acender um cigarro. Fumar vira um ato automático e são comuns os relatos de fumar um em seguida ao outro, ou acender um cigarro com outro queimando no cinzeiro. Como enfrentar o desconhecido é sempre mais difícil, que tal parar para observar um pouco a forma como vc está fumando hoje?
Faça um registro de um dia inteiro, marcando todos os cigarros que vc fumar, inclusive com o horário de cada um deles e o que estava fazendo e sentindo naquela hora.
Você deve descobrir que alguns cigarros do dia são mesmo acesos no automático e na verdade estes são os mais fáceis de cortar primeiro, afinal são cigarros que vc fuma sem nem saber bem o porquê, sem ter sentido vontade ou necessidade, e às vezes em intervalos menores do que 2 horas, tempo que a nicotina dura (em média) na circulação. Portanto fumar de 15 em 15 minutos pode ocorrer por ansiedade, distração, empolgação, mas provavelmente não por falta de nicotina! Já o furor com que se acende o primeiro da manhã, após uma noite inteira sem fumar, é puro reflexo da necessidade da droga, da qual seu organismo está sentindo falta.
Observe também neste registro se vc fuma mais pela manhã, ou a noite, e se fumar para vc está muito associado a questões emocionais (por exemplo, ao sentir tristeza, raiva, stress, etc).
Vamos lá, marcar isto por um dia não é assim tão trabalhoso…faça o teste!

3 comentários em “Conhece a ti mesmo”

  1. Gostei muito deste site, é muito esclarecedor. Participo do programa antitabagismo do HC, no ambulatório central, atraves do uso de adesivos de nicotina fiquei 2 meses e 1 semana sem fumar, voltei a fumar faz 10 dias, vou parar para sempre no dia 17 de outubro, nao sei se usarei os adesivos novamente. Não posso tomar medicação para parar de fumar porque sou bipolar, na mania voltei a fumar, isso era previsível ate pelos médicos do programa, eles já haviam me alertado.

    Atenciosamente,

    Rita Sarue

  2. Parei de fumar por 67 dias. Voltei fazem 10 dias. Vou parar novamente, desta vez será definitivo, no dia 17/10. Faço parte do programa do HC para parar de fumar, gosto muito

    Atenciosamente,

    Rita Sarue

Deixe um comentário