Como impedir o tabagismo na adolescência?

Há algum tempo escrevi este artigo a pedido do Jornal de debates (on line) que reproduzo hoje aqui:

“Mais do que impedir, a pergunta é: como evitar a iniciação pelo adolescente? Tempos atrás, o cigarro era objeto de desejo, glamourizado no cinema, nas propagandas, símbolo de independência e sedução, um estímulo e tanto para os jovens! O curioso é que atrás da atitude de auto-afirmação e aparente liberdade de escolha estava um minucioso jogo de manipulação, onde o objetivo era justamente ampliar o mercado de venda de cigarros através da conquista dos jovens, usuários fiéis e a longo prazo, de um produto que vicia e na verdade nada tem de glamouroso.

Só o fato de trazer isto à tona já ajuda, pois ninguém gosta de se sentir enganado e manipulado. Mas agora as estratégias de marketing estão mais sofisticadas, apesar do objetivo dos fabricantes ser o mesmo: vender seu produto. Assim, como dito em outro comentário, um ponto importante é não deixar de responsabilizar os fabricantes e ampliar as restrições já existentes ao marketing, mesmo indireto.

Outro ponto a discutir é o acesso aos cigarros, tanto pela proibição de venda a menores — que tantas vezes é descumprida — como pelo preço do maço no Brasil, um dos menores do mundo. Além disso, o visual atraente, com caixinhas de metal para colecionar, à altura dos olhos, tudo favorece a curiosidade e a facilidade de acesso pelo jovem.

As fases de experimentação e de vivência de novas emoções, com as angústias e incertezas desta etapa, trazem sim o risco da busca de satisfação através das drogas. Não é à toa que a maior parte dos fumantes tenha iniciado o tabagismo na adolescência, mas o que muitos deles não prevêem é que vão seguir fumando por mais uns 30 anos, apesar de achar que param quando quiserem. É quase como uma escolha de carreira!

E o pior é que se descobre depois que este prazer é fugaz, as angústias da vida não desaparecem ao fumar, e a saúde cobra seu preço. O jovem pode evitar o tabagismo sendo bem informado e participante.”

obs: a propósito, Tabac, gostei de sua sugestão de pauta, está anotada!

1 comentário em “Como impedir o tabagismo na adolescência?

  1. Esse texto é um excelente exemplo de como somos manipulados pelas indústrias e pela mídia em geral. Fez-me voltar 30 anos no tempo e encontrar aquele “garoto franzino” trancado no banheiro com 2/3 cigarros Continental tentando aprender a fumar, porque “todos os meus amigos fumavam e as meninas achavam bonito!”
    Nessa época nada se sabia publicamente dos malefícios do fumo e portanto éramos presas fáceis na mão dos produtores do cigarro, mas e hoje em dia que a publicidade e a sociedade organizada estão aí mostrando para todos o quanto fumar faz mal a saúde? Porque não param? porque aprendem a fumar? Que poder é esse que leva as pessoas a fumarem mesmo sabendo das conseqüências do ato?
    Quem me dera voltar esses 30 anos no tempo com a consciência de hoje!!

Deixe um comentário