AVC (derrame) é a principal causa de morte em mulheres jovens

Nesta semana foi divulgado que é cada vez maior o número de mulheres que morrem vítimas de doenças como acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio.

O último estudo epidemiológico da cidade de São Paulo, de 2006, revela que o acidente vascular cerebral lidera as estatísticas de causa de morte entre as mulheres entre 15 e 49 anos.

O acidente vascular cerebral, ou o derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro – “AVC isquêmico” provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. No caso do “AVC hemorrágico” ocorre um rompimento do vaso, provocando sangramento no cérebro.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o AVC vem ocorrendo em idade precoce, sendo a doença cardiovascular de maior prevalência na população. Dos que sobrevivem à ocorrência de derrames, 50% ficam com algum grau de comprometimento. Dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) demonstram que 40% das aposentadorias precoces decorrem das mesmas.

E o que isto tem a ver com o cigarro?

Fumar duplica o risco de AVC. E mulheres fumantes que usam pílulas anticoncepcionais têm risco ainda maior. Mas ao parar de fumar, o risco de AVC diminui, reduzindo-se significativamente após 2 a 4 anos sem fumar.
Dá para correr atrás, mas sem perder muito tempo…

6 comentários em “AVC (derrame) é a principal causa de morte em mulheres jovens

  1. isso é pura conversa, conheço muitas pessoas que nunca fumaram ou beberam e foram vítimas de ataques cerebrais e infartos, minha mãe nunca fumou e morreu alejada com um câncer, conheço muitas pessoas que fumam e levam uma vida saudável, acho que as causas desses ataques cerebrais nessas mulheres jovens deve ser melhor investigado.

  2. Desculpe, caro Jonathas, mas são dados cientificamente provados, logo a sua contestaçao em relação a estes torna-se infundada, ao passo que vc só lançou hípóteses sem embasamento científico…
    “Fumar duplica o risco de AVC”, isso não significa que todos que venham a sofrer um AVC, obrigatoriamente deve ser fumante.

  3. Essa doença é muito séria,ontem dia 02 de abril presenciei uma cena que jamais me esquecerei… minha irma de apenas 21 anos deu AVC paralizando todo o lado direito dela.Ficamos em pãnico! Até em tantão,desconheciamos a doença.Hoje ela passou mal de novo e foi enternada,peço a DEUS que ela se salve sem nenhuma sequela.Ela é fumante! Espero que ela aprenda a lição e deixe o tabaco em nome da própria saúde.

  4. Tenho uma irmã gêmea de 24 anos que foi vítima de um AVC isquêmico no baile de nossa formatura do curso de Pedagogia na madrugada do dia 17 de janeiro, na ocasião tínhamos 23 anos, mas minha irmã nunca fumou, nem tomou qualquer tipo de anticoncepcional. Até o momento os médicos ainda estão intrigados quanto a causa do AVC. Minha irmã teve o lado direito todo paralisado e ficou sem falar. Hoje, 5 meses depois, ela jah está andando e falando com pouca dificuldade e na luta para recuperar os movimentos da mão e braço direito. Os fisioterapeutas indicaram aplicações de botox para auxiliar na recuperação. Meu pai fumou por 30 anos e teve três princípios de AVC. Independente das causas que ocasionaram o AVC deles, o importante é que o cigarro aumenta potencialmente o risco de se ter um AVC e se podemos previní-lo, porque se submeter a riscos portencializados??? Creio que não devemos esperar acontecer para tomarmos providências. Com a saúde nem sempre se tem uma segunda chance…

  5. Acho assim, meu pai faleceu agora por avc, ele fumava muito, mas nao foi o cigarro que o matou nao, nao sou nenhum medico mas ele juntou tudo que contribui para a pessoa ter um avc
    Assim como tambem conheco pessoas que faleceram por avc e nunca colocaram cigarro na boca.
    Eu Fumava, Parei depois do falecimento do meu pai.
    Mas acho que cigarro nao e causa de avc nao.

Deixe um comentário