As 03 faces da dependência

Cigarro é droga, vicia e mata; hoje ninguém em sã consciência e um mínimo de informação contesta isso. Mas ainda se ouve que fulano fuma “de sem vergonha”, ou como ouvi ontem de um fumante: “às vezes acho que é safadeza mesmo”.

Na verdade a dependência ao cigarro é algo complexo, pois tem várias faces. Destaco aqui 03 delas, obviamente interligadas:
– A química, causada pela nicotina, uma droga psicoativa que age no cérebro de forma semelhante a outras drogas, gerando a dependência, a necessidade de novas doses e aquela fissura por fumar ao acordar após uma noite sem cigarro;
– A psicológica, em que se usa o cigarro como um modulador de emoções, o companheiro na tristeza, o estimulante na alegria, a válvula de escape da ansiedade, de forma que o cigarro passa a fazer parte da vida e até da identidade do fumante, que não sabe como lidar com as emoções sem o cigarro nas mãos;
– O condicionamento, ou hábito, já que por anos a fio se repete uma rotina: fumar ao acordar, após as refeições, antes de dormir, etc.

Diante disso tudo, entende-se que parar de fumar é difícil e que estes 03 pontos merecem ser considerados para aumentar as chances de sucesso.

Safadeza mesmo é produzir cigarros, induzir seu uso, saber da dependência e ainda insistir em dizer que fumar ou parar é simplesmente um ato de escolha individual! Mas esta já é outra história…

1 comentário em “As 03 faces da dependência”

  1. estou amando poder receber este apoio .gostaria de dar uma pequena opiniao:seria possivel escrever as mensagens,etc com letras maiores,pois foi dificil para mim ,ler com letrinhas tao pequenas.talvez p/ outras pessoas tambem facilite a leitura.obrigada,scheila

Deixe um comentário