Segundo pesquisa canadense, jogos 3D podem ajudar fumantes a largar o vício.

Na semana passada, pesquisadores da Universidade de Quebec, no Canadá, divulgaram resultados de um estudo no qual um equipamento da realidade virtual serviu como aliado na luta contra o tabagismo. 46 fumantes se arriscaram num jogo de objetivo simples: encontrar e esmagar o maior número de cigarros possível. O índice de pessoas que largaram o cigarro após esse experimento subiu em 15%. Para avaliar a eficácia do estudo, outros 45 fumantes testaram uma outra versão do jogo, na qual os cigarros foram substituídos por bolas. Nesse caso, a porcentagem de sucesso foi 2%. O game foi utilizado como complemento em um programa de apoio psicológico para fumantes.
“Depois de tratar viciados de forma tradicional com taxa de sucesso de cerca de 50%, decidimos que era preciso ir além”, diz o pesquisador Vincent Turcotte, um dos responsáveis pelo estudo. “A realidade virtual surgiu como uma maneira eficiente de bloquear reflexos típicos dos dependentes, como levar a mão à boca para fumar.” Embora os pesquisadores afirmem que novos testes são imprescindíveis, algumas conclusões já podem ser traçadas. A primeira delas está relacionada à capacidade de assumir comportamentos contrários ao tabagismo. Em outras palavras, um dos primeiros passos para o sucesso é acreditar que é possível abandonar o cigarro. O game aumenta a autoconfiança contra a dependência.
Outra possível explicação para os bons resultados é a associação entre o cenário virtual e a sensação de prazer proporcionada pelo jogo. Para um fumante, o cheiro da fumaça já é suficiente para ativar o vício. Quando se trata de uma pessoa que luta para abandoná-lo, tais estímulos podem jogar no lixo meses de abstinência. Já no game, a experiência de destruir cigarros combinada à diversão fortalece a ideia de que uma atitude de resistência pode produzir satisfação imediata. Segundo Turcotte, a tecnologia pode ser usada no combate a outros vícios. “Se temos condições de alterar um vício tão complexo quanto o do cigarro, é muito provável que a realidade virtual também possa ser usada no tratamento de outros tipos de dependência”, diz ele.

Fonte: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2088/realidade-virtual-beneficio-real-pesquisadores-canadenses-usam-jogos-3d-para-156164-1.htm

Deixe um comentário