São Paulo e Rio vão concentrar o 40% dos casos de câncer este ano

O Inca divulgou números assustadores hoje, Dia Mundial Contra o Câncer.

Segundo o Instituto, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro deverão concentrar 40% dos casos de câncer previstos para este ano no país. São os estados com maior população, cerca de 30% dos brasileiros vivem nos dois estados. São os estados com o maior número de idosos e, sabe-se que o câncer é uma doença que está diretamente ligada ao envelhecimento. Rio e São Paulo são, também, os estados onde se observa o maior consumo de alimentos industrializados e sedentarismo.

Além de reunir o segundo maior número de casos absolutos previstos para 2014, o estado do Rio possui a maior taxa de incidência de câncer por 100 mil habitantes entre as mulheres: 416,71.

Já entre os homens, a maior taxa é a do Rio Grande do Sul, com 533,92 casos por 100 mil habitantes. “Neste caso, o problema maior é o tabagismo. O Rio Grande do Sul é o Estado com a maior prevalência de fumantes. O cigarro é o principal responsável por grande parte dos tipos de tumor”, explica Claudio Noronha, coordenador de prevenção e vigilância do Inca.

Deixe um comentário