Resolução frequente nas listas de ano novo, abandonar o tabagismo é uma tarefa possível com as estratégias certas

Matéria da Veja on line traz 10 passos para quem quer parar de fumar. Aqui vão 5 deles. Para conferir a matéria, acesse http://veja.abril.com.br/noticia/saude/como-parar-de-fumar–2

Passo 1 – Desassociar cigarro do prazer
O fumante associa o cigarro a momentos de prazer, como a pausa no trabalho e a cerveja no bar com os amigos. Para quebrar esse padrão, a hora de fumar deve deixar de ser agradável. “A pessoa deve passar a fumar sozinha e, se possível, de maneira desconfortável, como em pé na área de serviço”, sugere Jaqueline Issa, cardiologista diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração da USP (Incor). “Só assim ela vai realmente entender que é dependente, porque vai perceber que teve de levantar do sofá, onde estava sentada confortavelmente, para ir à área de serviço fumar.”

Passo 2: parar gradualmente, se o grau de dependência for grande
A nicotina estimula a produção de dopamina, um neurotransmissor associado à sensação de prazer. Por isso, um dos sintomas da abstinência é o mau humor. Diminuir gradativamente o fumo ajuda a minimizar o sofrimento. “A pessoa deve se planejar para abandonar o vício completamente em quatro semanas”, diz Jaqueline Issa. A recomendação é reduzir o número de cigarros em 25 a 30% a cada sete dias. Se a pessoa está acostumada a fumar vinte cigarros por dia, deve diminuir para quinze na primeira semana, dez na segunda e cinco na terceira, até parar na quarta.

Passo 3: Parar de uma só vez (graus de dependência leve e moderado)
A interrupção abrupta é a mais utilizada por quem decide abandonar o vício por conta própria, sem acompanhamento médico. “A pessoa geralmente para de uma vez ao descobrir ter uma doença ou, se for mulher, estar grávida”, diz Jaqueline Issa. Nesse método, a manifestação dos sintomas de abstinência costuma ser maior do que em quem larga o cigarro gradualmente. Por isso, as chances de sucesso da parada abrupta são maiores nos fumantes com nível de dependência leve ou moderado.

Passo 4: Distrair-se
A abstinência do cigarro se manifesta por meio do que os médicos chamam de fissura, episódios que duram de dois a três minutos em que parece ser impossível continuar sem fumar. “Nesse momento, é preciso se distrair: tomar água, chupar uma bala (manter a boca ocupada ajuda), dar uma volta e pensar que essa fissura só dura minutos”, afirma Jaqueline Issa.

Passo 5: Evitar álcool e cafeína
Ingerir álcool desencadeia uma série de processos químicos que aumentam a vontade de fumar. “Se a pessoa sente desejo de fumar ao ver outros fumantes, é melhor evitar o álcool e as áreas abertas de bares e restaurantes, onde o cigarro é permitido”, diz Jaqueline Issa. O mesmo acontece com o café: durante o tratamento, é recomendável trocar a bebida pura pela versão com leite, e diminuir a quantidade. “Eu costumo sugerir, no máximo, quatro xícaras de café com leite por dia”, diz Jaqueline.

Deixe um comentário