Pulmão de fumante

A foto abaixo compara o pulmão de um fumante com o pulmão de um não-fumante. Existem diversas campanhas mostrando os efeitos do tabagismo no organismo, e para mim as imagens de câncer de boca são as mais impressionantes. Talvez por ser na face, bem visível, e muitas vezes mostrada em fotos de pessoas ainda vivas, diferente de olharmos o pulmão ou coração de quem já faleceu.

Mas de qualquer forma há resistência em ver estas imagens. De minha parte mesmo, que não sou fumante, e também pelos próprios fumantes, que preferiam obviamente que estes riscos não existissem. Eu também preferiria. Já perdi duas pessoas da família com câncer de pulmão e mama, associados ao tabagismo, além de vários pacientes com problemas cardiovasculares e pulmonares, da época em que trabalhava na área hospitalar.

E também vi gente que escondia o cigarro no quarto do hospital para fumar escondido, gente que disse ter recolhido bituca do chão dado o desespero por fumar, gente que tentava convencer o médico a liberar um cigarrinho só para não morrer de desejo, gente que fumava após a sessão de quimioterapia com uma enorme culpa, mas sem conseguir romper as amarras da dependência e desta relaçào tão ambivalente, de amor e ódio ao cigarro.

Não é tarefa fácil. Apesar de alguns conseguirem de uma vez e fazerem inveja a todos os outros. Mas cada um tem o seu caminho e a sua hora de parar. Só não adiem demais, ou melhor, só devíamos tentar adiar a hora de nossa despedida por aqui, cuidando do que ainda temos hoje. Abraços e força.

[photopress:Pulm__o.jpg,full,pp_image]
Fonte da foto: http://www.oriobranco.net/saude/7138-tabagismo-e-suas-consequeencias.html

Deixe um comentário