PRECISAMOS FALAR SOBRE TABAGISMO

Flávia Oliveira, jornalista do Globo, publicou uma nota em seu blog sobre o documentário “Dois Pesos e Duas Medidas”.

http://oglobo.globo.com/blogs/flavia-oliveira/posts/2014/04/16/precisamos-falar-sobre-tabagismo-531366.asp

Logo mais, às 20h, o Rio assiste à pré-estreia de “Dois pesos e duas medidas”, documentário de Rodrigo Gontigo. O filme, com 28 minutos de duração, conta a história de José Carlos Carneiro, que teve as duas pernas amputadas em razão de uma doença relacionada ao tabagismo, a tromboangeíte obliterante. O drama do aposentado é pano de fundo para o debate sobre a resistência do Judiciário brasileiro em condenar a indústria do tabaco por danos aos consumidores. Carneiro fumou por três décadas, desde os 15 anos de idade, numa época em que cigarro era sinônimo de status, prestígio, sucesso.

Em 2001, após as amputações, estampou campanhas do Ministério da Saúde em maços. Mas não conseguiu indenização judicial na ação que moveu contra o fabricante. Especialistas do direito apontam a contradição do Estado, que reconhece os males do cigarro, via Executivo, e, ao mesmo tempo, nega a reparação, via Justiça. A Souza Cruz informa que, desde 1996, foi alvo de 661 ações judiciais movidas por fumantes, ex-fumantes e familiares. Do total, 504 têm sentença final favorável à empresa.

O filme foi produzido pela Aliança de Controle Tabagista (ACT), com financiamento coletivo da plataforma Catarse. O lançamento no Rio é hoje, no Espaço Cultural Midrash, no Leblon; e em São Paulo, dia 24, na Cinemeteca Brasileira. Em seguida, o filme ficará disponível no YouTube e no site www.doispesoseduasmedidas.org.br.

#ficaadica

Deixe um comentário