“A propaganda de cigarro foi proibida em jornais, revistas e na televisão, mas está cada vez mais forte no ponto-de-venda. Para 71% dos jovens, essa exposição influencia o consumo.
O ponto-de-venda é considerado a mídia mais rápida e eficaz, pois é a única em que a mensagem conta com os três elementos-chave para a venda: consumidor, produto e dinheiro. 85% das decisões de compra ocorrem dentro do ponto-de-venda.*
A propaganda é um dos mais importantes fatores para a iniciação ao fumo. Noventa por cento dos fumantes iniciam até os 18 anos e 50% dos que experimentam um cigarro se tornam fumantes na vida adulta.
Um produto que mata mais da metade dos seus usuários não deveria fazer nenhum tipo de propaganda.
79% dos jovens veem cigarros quando vão à padaria**
71% dos joves veem cigarros quando vão ao supermecado.**
Em 83% dos estabelecimentos, os cigarros estão expostos próximos a guloseimas como balas, doces ou chocolates***
O cigarro é o segundo produto mais observado nos pontos-de-venda, ficando atrás apenas de produtos de bomboniére***
A grande maioria dos estabelecimentos que comercializa cigarros possui alguma escola nas proximidades. A maioria é frequentada por crianças de até 12 anos (72%) e adolescentes de 12 a 18 anos (81%)***”
*Popai Brasil: The Global Association for Marketing at Retail
**Datafolha 2009/seis capitais do Brasil
***Datafolha 2010/São Paulo”
Acesse propagandasemcigarro.org.br e saiba mais.