Notícias da Bahia

Demorei para dar notícias porque esta última semana antes do seminário da ACT na Bahia foi uma loucura, como sempre antes de um evento, mas foi tudo muito bom, com organizações de diversas regiões do país participando, com muitos temas debatidos como vou contar aos poucos aqui no blog.

E ontem saiu uma pesquisa do Inca e UFRJ sobre fumo passivo no Brasil, vcs viram? São 07 pessoas que morrem por dia por conviverem com pelo menos um fumante que fuma dentro de casa. É importante pois acaba com aquela idéia que o fumo passivo é um incômodo apenas e mostra que de fato ele causa mortes mesmo em não-fumantes.

Se formos realistas, este número deve ser bem maior, pois analisaram apenas pessoas com mais de 35 anos (excluindo crianças, por exemplo, muito sensíveis à fumaça), que têm fumantes em casa (sem contar quem convive com a fumaça de cigarro no ambiente de trabalho, por exemplo), e que desenvolveram 01 dos 03 tipos de doenças muito associadas ao tabagismo (sem contar diversas outras que podem estar relacionadas também), além de considerar apenas a população urbana também.

Fica o alerta e mais uma vez o apelo: Fumar apenas em áreas abertas, é melhor para todos!!!

Deixe uma resposta