Mulher: sete motivos para você largar o cigarro em 2012

Se você já fez a sua lista de metas para 2012, não se esqueça de incluir a erradicação total do cigarro na sua vida! Lembre-se: o câncer de pulmão e doenças respiratórias não são o único nexo causal associado ao consumo de cigarro. Abaixo listamos 10 sérias conseqüências para a saúde feminina relacionadas diretamente com o tabagismo:

1-      Câncer de ovário

É o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, mas é o mais letal. Em estágio inicial é necessário retirar o tumor através da cirurgia que requer a remoção do útero e ovários. Algumas notícias têm apontado que uma em cada 4 mulheres com câncer de ovário é fumante ou consome álcool. Confira a reportagem abaixo que mostra o levantamento feito pelo Instituto do Câncer de São Paulo que trata desta questão:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,uma-em-cada-4-mulheres-com-cancer-de-ovario-e-fumante-ou-consome-alcool,810487,0.htm

 

2-      Câncer de bexiga

52% % dos casos do câncer de bexiga estão associados ao hábito de fumar. Isto se deve principalmente ao aumento de toxinas como o beta-naftilamina, agente cancerígeno para a bexiga. Dependendo no estágio que o câncer alcançar, a bexiga é totalmente extirpada, de modo que um novo ducto é criado. Assim, um dos métodos de recolhimento da urina passa a ser através de um saco plástico. Entenda mais sobre a relação em o cigarro e o câncer de bexiga nesta matéria:

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/fumo-e-a-maior-causa-de-cancer-de-bexiga-nas-mullheres

 

3-      Queda dos mamilos

Notícias recentes têm apontado que fumar pode fazer os mamilos caírem. As mulheres que fumam em período próximos ao lifting (cirurgia plástica para levantar os seios) correm sérios riscos de sofrer necrose dos mamilos: os vasos da mama não recebem sangue suficiente, enegrecem e caem. Veja mais informações na reportagem abaixo:

http://www.tecmundo.com.br/saude/16271-assunto-polemico-fumantes-podem-perder-os-mamilos.htm#ixzz1frqFLS2h

4-      Câncer de pele

“Mulheres que fumam com regularidade têm um risco três vezes mais elevado de desenvolver o carcinoma de célula escamosa, um tipo de câncer de pele. O carcinoma de célula escamosa é um câncer que costuma aparecer nas regiões da pele expostas ao sol. O tumor tem início como uma zona vermelha com superfície crostosa, descamativa, que não sara.” – entenda mais sobre os riscos de câncer de pele em mulheres que fumam na reportagem abaixo:

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cigarro-aumenta-riscos-de-cancer-de-pele-em-mulheres

 

5-      Câncer de mama

“Em seu documento de perspectivas de câncer para 2008, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima para o Brasil 49.400 novos casos de câncer de mama (19), que traduz um risco estimado de 51 casos para cada 100 mil mulheres, tornando-o o câncer mais incidente entre a população feminina.”

6-      O cigarro e a gestação

“Durante a gestação, também observamos um maior número de complicações entre as mulheres  fumantes.  Elas  têm  maior  risco  de  aborto  espontâneo  (4)  e  de  natimortos,  além  de  partos  mais freqüentemente  por  cesárea.  O  risco  de  ruptura  prematura  de  membranas  praticamente  dobra  nas fumantes (41), e o risco de um bebê prematuro é 30% maior.”

 Leia mais sobre o câncer de mama, cigarro e fertilidade em o “Tabagismo e a Saúde Feminina” em um artigo no nosso site: http://actbr.org.br/uploads/conteudo/213_TABAGISMO_E-SAUDE_FEMININA_FINAL.pdf

 

7-      Cigarro e pílula anticoncepcional não combinam

O uso conjunto de cigarro e pílula anticoncepcional é um risco sério a problemas do sistema vascular, que abrange o coração e as veias e artérias de todo o corpo. “A pílula e o cigarro me puseram numa cadeira de rodas” – leia abaixo a história da jovem de 22 anos, vítima de uma lesão grave no cérebro que a deixou muda e tetraplégica:

http://nova.abril.com.br/edicoes/378/aberto/depoimento/conteudo_62667.shtml

 

 

 

 

1 comentário em “Mulher: sete motivos para você largar o cigarro em 2012”

  1. ?Meu Deus tudo isso?? Pior de todos. Queda dos meus mamilos rsrs! Brincadeiras a parte. Parabens pelo artigo. Muito bem escrito e explicativo. Vamos nos cuidar gente! Laguem isso o quanto antes.

Deixe um comentário