Malefícios causados pelo cigarro que também não podem ser esquecidos

Por Mariana Jacinto

As notícias que alertam sobre este grave problema de saúde pública – o tabagismo – fazem menções principalmente ao câncer de pulmão, deixando em segundo plano outras doenças e malefícios causados pelo fumo passivo e ativo.
O câncer de bexiga, por exemplo, é uma doença associada ao consumo do tabaco, que está pouco presente na primeira relação direta que a maioria das pessoas faz ao relacionar cigarro-doença, como a associação cigarro-câncer de pulmão, que é mais usual.
Segundo a notícia veiculada no site “Diário da Saúde” pela agência da USP, “Um Levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, apontou que 65% dos homens e 25% das mulheres com tumores de bexiga apresentavam histórico de tabagismo. O câncer na bexiga é o segundo colocado entre os tipos de tumores que atingem os sistemas genital e urinário. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento de tumores no órgão, mas o mais importante é o tabagismo.”
Além disso, outro malefício causado pelo tabaco que não pode ser esquecido é o envelhecimento da pele. Na reportagem do Correio do Estado, o consumo do cigarro é o primeiro colocado entre os hábitos que provocam este malefício: “1 – Cigarro: O cigarro diminui a oxigenação da pele. Quanto maior o consumo de cigarro, maior o desgaste. O resultado pode ser uma pele grossa, amarelada, sem viço e opaca por causa da nicotina. O cigarro também pode provocar flacidez, rugas ao redor dos lábios (por causa do ato de sugar) e ao redor dos olhos (pelo ato de fechar os olhos parcialmente para proteção contra a fumaça).”

Ainda no tema cutâneo, vale mencionar também uma doença associada ao fumo ativo e passivo chamada Dermatite Atópica. A DA é uma doença crônica e não contagiosa, que causa inflamação na pele, levando ao aparecimento de lesões e coceiras. Apesar de sua origem ser hereditária, a fumaça de cigarro contribui para o agravamento de seus sintomas, o que prejudica tanto fumantes ativos como passivos (e principalmente crianças filhas de pais fumantes) portadores da doença.
Veja na íntegra a notícia publicada no site Diário da Saúde sobre o câncer de bexiga e o tabagismo; o consumo de cigarro como um hábito que envelhece a pele no site do Correio do Estado, segue nos links abaixo. E também o site da Associação de Apoio a Dermatite Atópica (AADA):

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=cancer-bexiga-cigarro&id=5336
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/dez-habitos-que-envelhecem-sua-pele_126620/

Home

4 comentários em “Malefícios causados pelo cigarro que também não podem ser esquecidos”

Deixe um comentário