Iniciativas interessantes para amenizar os impactos causados pelo descarte de bitucas

Por Said Bichara

O Festival organizado pelo movimento SWU (Start With You – Começa Com Você) através da combinação entre música e arte pretende despertar a consciência dos jovens sobre a questão da sustentabilidade. Estima-se mais de 50 mil pessoas por dia, durante os três dias de evento, reunindo jovens de todo país que além de irem ao encontro de ícones da música também podem aproveitar a oportunidade para discutir novas formas de pensar e agir sobre a questão ambiental, sendo esta uma das discussões mais polêmicas de nossa época.

É nesse sentido que vale a pena destacar que uma das iniciativas de ações ambientais promovidas durante o festival será a distribuição de mais de 10mil tubinhos com tampa para depositar cinzas e bitucas de cigarro, conhecido como bota-bitucas. Ou seja, embora ainda se trate de uma iniciativa um tanto quanto limitada, uma vez que não propõe soluções efetivas para o problema do lixo gerado pelo descarte de bitucas, de certa maneira aborda essa discussão junto ao público jovem despertando uma nova consciência sobre o lixo produzido pelo consumo de cigarro e seu impacto no ambiente, além do objetivo imediato de amenizar os impactos causados pelo descarte inadequado de bitucas que emporcalham diariamente os mais diversos locais, sendo a rua, de longe, o preferido.

Pegando carona nessa discussão sobre o impacto ambiental gerado pelo consumo e descarte de bitucas aproveitamos para trazer alguns dados impactantes sobre essa questão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se a existência de 1,6 bilhão de fumantes no mundo, sendo que cada fumante consome em média 7,7 cigarros por dia, o que equivale a dizer que 12,3 bilhões de bitucas são descartadas todos os dias, e levando em conta que cada bituca pesa cerca de 0,4 gramas, isso significa mais de 4.900 toneladas de resíduos gerados pelo consumo de cigarro, por dia no mundo. Isso mesmo!! Agora imagine isso em um ano!! Ou ainda num prazo de cinco anos, que é o tempo aproximado que cada bituca leva para se decompor!

Mas não termina por aí, outro dado surpreendente divulgado no relatório das Nações Unidas (ONU) em 2009 sobre o lixo nos oceanos mostrou que filtros de cigarros, embalagens de tabaco e restos de cigarro formam 40% do lixo marinho no Mar Mediterrâneo, enquanto no Equador o lixo proveniente do mercado do fumo foi responsável por mais da metade de todos os resíduos encontrados na costa em 2005.

Ou seja, mesmo dentro desse contexto em que podemos cair na falsa sensação de que nada mais pode ser feito, surgem iniciativas aparentemente pequenas, mas que apontam para um despertar da consciência, principalmente entre os fumantes, sobre o lixo que está sendo gerado pelo consumo de cigarros. Como exemplo dessas iniciativas, podemos mencionar o projeto “Não faça da Terra seu cinzeiro” um estudo desenvolvido por alunos do Ensino Médio do Colégio PGD, em Londrina, que participam de um projeto de iniciação científica que visa não só a criação de protótipos de porta-bitucas, mas também desenvolver novas formas de reaproveitamento e reciclagem das bitucas, com o objetivo de mostrar que ações desse tipo são viáveis sim e que podem trazer resultados positivos para o meio ambiente e para a sociedade.

Veja abaixo a escultura feita de com 15 mil bitucas recolhidas em apenas 7 dias na entrada do Conjunto Nacional na Av. Paulista, em SP.[photopress:bitucas_1_2.jpg,full,centered]

1 comentário em “Iniciativas interessantes para amenizar os impactos causados pelo descarte de bitucas”

Deixe um comentário