Fumo e Osteoporose

Quando se pensa em osteoporose, acredito que ainda não seja comum que as pessoas associem com um dos efeitos do fumo, ao menos na população geral. A matéria abaixo traz informações sobre isto:

Já faz quase 20 anos que os cientistas estabeleceram uma conexão entre fumar e uma elevação do risco de fraturas e de desenvolvimento da osteoporose. Isso é o que se chama associação epidemiológica, quando um fator inicial é associado a um resultado final.

Tão importante, porém, é descobrir os mecanismos fisiológicos que ocorrem no corpo humano, fazendo com que aquele fator inicial resulte no resultado final. Só então é possível estabelecer com segurança que o fator inicial – neste caso, o tabagismo – é causa daquele resultado final – o maior risco de osteoporose e fraturas.

E foi isso o que aconteceu agora.

Pesquisadores chineses e norte-americanos descobriram as rotas moleculares que fazem com que o cigarro resulte no enfraquecimento dos ossos. Danjun Ma e seus colegas descobriram que o cigarro faz com que as pessoas produzam quantidades excessivas de duas proteínas que disparam um processo natural do corpo que enfraquece os ossos.

A equipe analisou as diferenças nas atividades genéticas nas células da medula óssea de fumantes e não-fumantes. Eles descobriram que os fumantes têm uma superprodução das proteínas que promovem a produção de osteoclastos, enormes células que reabsorvem os tecidos ósseos – ao contrário dos osteoblastos, que cuidam da “construção” dos ossos.

Os pesquisadores esperam que a descoberta dessa rota molecular possa levar ao desenvolvimento de novas terapias contra o enfraquecimento e a perda óssea, sobretudo em idosos.

Fonte: Diário da Saúde, via boletim ABEAD

Deixe um comentário