Fumo e Câncer de Bexiga

O cigarro está ligado a 70% dos casos de câncer de bexiga, aponta estudo feito pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) com 2.500 homens e mulheres operados de tumor na bexiga entre 2009 e 2012.
Segundo o coordenador do serviço de urologia do Icesp, Marcos Dall’Oglio, o tabagismo é um dos principais fatores de risco para a doença. “As substâncias do cigarro, a combustão e a fumaça causam um processo irritativo no sistema urinário, e a longo prazo essas alterações podem se transformar em um tumor maligno”, explica. Segundo o urologista, metade dos casos de câncer de bexiga que chegam ao Icesp está em estágio avançado. Para esses pacientes, 50% não ultrapassam os cinco anos de vida.
A faixa de maior risco são homens com mais de 50 anos. As estatísticas apontam que, para cada paciente do sexo feminino com câncer de bexiga, há três do sexo masculino.
O oncologista clínico do Icesp, Gilberto de Castro Junior, destaca que 30% das mortes por câncer no mundo acontecem em decorrência do tabagismo. E quem deixa de fumar demora pelo menos 20 anos para ter o risco igual ao da população geral. “Não existe nível seguro para o cigarro, ele precisa ser abolido. Entre as dez principais medidas para evitar o câncer, as três primeiras são: não fume, não fume, não fume”, diz.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/cigarro-esta-ligado-70-dos-casos-de-cancer-de-bexiga-aponta-estudo.html
Bem Estar, 4/2/2013

2 comentários em “Fumo e Câncer de Bexiga”

  1. meu sogro tem 73 anos.fumou desde os 10 anos de idade.em 2009 foi diagnosticado de cancer de bexiga,mesmo assim continuou fumando,e alem disso escondeu de toda a familia.no começo de 2012 teve um pequeno sangramento.aproximadamente nos meados de julho do mesmo ano ele teve um sangramento mais forte,uma semana mais ou menos.em dezembro de 2012 ele começou a sangrar,e foi ficando cada vez pior.depois de duas semanas tentando levar ele ao medico ele aceitou porque quase desmaiou.quando chegou na santa casa,ele foi direto para uti ficou la por 5 dias.nesse periodo os rins deixaram de funcionar,o intestino e ele foi ficando cada vez pior.ate que foi transferido para o hospital do cancer.no hospital ficou internado por 12 dias.graças a DEUS recuperou depois de uma anemia fortissima.infelizmente durante o internamento ele teve trombose venosa profunda na perna esquerda.a trombose esta em 3 veias vitais na perna.a 02 meses ele esta sendo medicado com injeçao enoxparina 40 mg,40 mg de manha e 40 mg a tarde.e porisso os medicos nao querem opera-lo.mais o pior e que ele voltou a fumar escondido.isso pode agravar o quadro de saude dele em geral?obrigado

Deixe um comentário