Filme Fumando Espero

Mais uma vez vou divulgar o filme Fumando Espero, que teve sua pré-estréia em São Paulo ontem, no Espaço Unibanco da Rua Augusta.

O filme mostra a trajetória da cineasta Adriana Dutra tentando parar de fumar e em sua busca de entender melhor o tabagismo ela entrevista muitas pessoas, entre elas os atores Ney Latorraca, Herson Capri, Eduardo Moscovis, a cantora Miucha e muitos outros que passaram por este percurso de largar o cigarro.

Médicos e outros profissionais, inclusive a Paula Johns (Diretora da ACT) falam sobre a dependência, o fumo passivo, as estratégias da indústria do tabaco, dando um panorama que permite a cada um refletir sobre o assunto e reavaliá-lo a partir das informações que ali são transmitidas.

Fumicultores também são entrevistados, mostrando um aspecto sobre o qual pouco se fala, ligado à cadeia produtiva do fumo e as dificuldades enfrentadas pelos agricultores no cultivo e comercialização das folhas de tabaco.

Em meio a isto, dados históricos e estatísticos são apresentados de forma simples e bem-humorada. Ou seja, é uma aula sobre o tema e vale muito para quem quer que seja entender melhor sobre este assunto. É uma oportunidade de ouro de informar-se uma vez que hoje o debate sobre tabagismo é público e nos defrontamos com muitas informações diferentes, nem sempre confiáveis, especialmente de pessoas que analisam a questão apenas superficialmente e julgam de forma precipitada as ações que vem sendo propostas e/ou adotadas para diminuir o impacto do tabagismo e informar de fato as pessoas sobre o que está por trás da fumaça.

Bom filme!

Deixe um comentário