Escócia proíbe exibição do cigarro em pontos de venda

Acaba de entrar em vigor, na Escócia, a Lei que proíbe a exposição ao público de cigarros e outros produtos relacionados ao tabaco nas prateleiras das grandes lojas. A medida é uma tentativa de reduzir o hábito de fumar entre os jovens. As lojas que não cumprirem a nova determinação poderão ser processadas ou multadas.

A chamada “Estratégia de Controle do Cigarro”, implementada pelo Executivo da Escócia, já proíbe, desde 2010, a venda de cigarros a varejo em máquinas e também apóia a introdução do pacote genérico de cigarro, a fim de que os maços deixem de servir como espaço de propaganda. Apoiada pela associação de Pesquisa do Câncer da Escócia, a iniciativa, claro, está sendo contestada pela Aliança de Varejistas de Tabaco (TRA), a qual representa mais de 26 mil comerciantes de todo o Reino Unido.

A cada ano, o uso do tabaco se associa a mais de 13 mil mortes e a 56 mil entradas nos hospitais da Escócia. Medidas deste tipo já foram adotadas, anteriormente, em outros países da região, como Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte.

Deixe um comentário