Dia Mundial do Câncer

A União Internacional Contra o Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), elegeu o dia 04 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer, para aumentar a conscientização sobre as formas de se prevenir a doença.

Segundo a OMS, o câncer causou 760 milhões de mortes em 2008. Pelo menos um terço de todos os casos de câncer podem ser prevenidos e fumar é um dos principais fatores de risco evitáveis!

Tabagismo e exposição à fumaça causam vários tipos de câncer que afetam vários órgãos, como o esôfago, pulmões, laringe, boca, garganta, rim, bexiga, pâncreas, estômago, mama e colo do útero.

Abaixo estão descritos mitos e verdades sobre o câncer, disseminados na campanha de hoje:
• Mito 1: O câncer é apenas uma questão de saúde.
Verdade: O câncer não é apenas um problema de saúde. Ele tem implicações de grande alcance social, econômico, de desenvolvimento e direitos humanos.
• Mito 2: O câncer é uma doença dos países ricos, antigos e desenvolvidos.
Verdade: O câncer é uma epidemia global. Ela afeta todas as idades e grupos sócio-econômicos, também em países em desenvolvimento.
• Mito 3: O câncer é uma sentença de morte.
Verdade: Muitos tipos de câncer que já foram considerados uma sentença de morte no passado, podem ser curados agora, e para muitas pessoas o câncer pode ser tratado de forma eficaz.
• Mito 4: O câncer é uma fatalidade ou parte do destino.
Verdade: Com as estratégias adequadas, um terço dos cânceres mais comuns podem ser evitados.

Fonte: UICC, ACS, FIC Argentina

Deixe um comentário