DALE BARÇA!!!

Por Said Bichara

O Barcelona lançou nesta segunda-feira (28/03) uma campanha que vai além do futebol. Com o zagueiro e capitão Carles Puyol como garoto-propaganda, o clube deu o pontapé inicial para acabar com o fumo no Estádio Camp Nou.

A iniciativa visa conscientizar o público dos malefícios do tabaco e encorajá-los a não mais fumar no estádio. Enquanto a ideia não é aprovada, por parte dos sócios, a entidade recomenda que as pessoas não fumem no estádio.

Vale lembrar que esse tipo de iniciativa não é inédito na história do futebol. Em 2002, no mundial da Coréia do Sul, a FIFA em parceria com a OMS estreou a campanha “Copa do Mundo livre de fumo”, com o seguinte apelo “esporte e cigarro não combinam”, que prevê que qualquer produto com tabaco seja removido de eventos de futebol associados à Fifa desde então.

Quem ganha com isso são os próprios jogadores, espectadores, equipe técnica, empregados, voluntários, imprensa e visitantes que ficam mais protegidos da exposição à fumaça do tabaco, bem como da publicidade, promoção e marketing destes produtos. Promove-se assim um estilo de vida saudável, particularmente entre crianças e adolescentes.

Além disso, outras iniciativas desse gênero tiveram êxito como na África do Sul e Austrália, em que a taxação de produtos do tabaco é usada em parte para desenvolver atividades de controle do tabagismo, inclusive o patrocínio de equipes esportivas.

Fonte: GLOBESPORTE.COM e www2.uol.com.br/aprendiz/n…/id290502.htm

Deixe um comentário