Dados alarmantes sobre câncer de pulmão em mulheres

A taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre mulheres aumentou aproximadamente 800% desde 1950 nos Estados Unidos!

Esta afirmação consta de um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2010, cujo título é: Gender, Women and the Tobacco Epidemic. Descreve-se que nas primeiras décadas do século XX esta era uma doença rara entre homens e mulheres. Com a produção de cigarros em larga escala e marketing de vendas, o consumo cresceu e com ele também os indíces de câncer (Ca) de pulmão.

Relatório da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC/OMS – World Cancer Report, 2008) apontou que o câncer de pulmão é o mais incidente, com 1,52 milhões de casos novos no mundo. Devido ao mau prognóstico, o Ca de pulmão foi a principal causa de morte (1,31 milhões). O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer.

No caso das mulheres, que começaram a fumar um pouco mais tarde que os homens, os efeitos começaram a aparecer alguns anos depois. Em 1950, o Ca de pulmão era responsável por apenas 3% de todas as mortes por câncer em mulheres nos EUA, ao passo que em 2005 este índice aumentou para 25%.

No Brasil, estimativa do INCA para o ano de 2010, válida também para 2011, prevê cerca de 10000 novos casos de Ca de pulmão em mulheres (Estimativa 2010: Incidência de Câncer no Brasil).

Deixe um comentário