Cigarros podem conter centenas de bactérias

Além de ser composto por centenas de produtos químicos prejudiciais à saúde, o cigarro pode conter diversas bactérias causadoras de doença, segundo um estudo da Universidade de Maryland, nos EUA.
O exame de quatro marcas de cigarro – Camel, Kool Filter Kings, Lucky Strike Original e Marlboro – mostrou que «os cigarros comercialmente disponíveis testados estavam surpreendentemente cheios de bactérias».
Entre as bactérias encontradas, os cientistas destacaram a Acinetobacter (associada a infecções no sangue e nos pulmões), bacilos (alguns tipos associados com intoxicação alimentar), Burkholderia (algumas estirpes associadas a infecções respiratórias), Clostrídio (infecções pulmonares e intoxicações alimentares), Klebsiella (infecções diversas, incluindo sangue e pulmões) e Pseudómonas aeruginosa (responsável por 10% das infecções hospitalares).

«Se estes organismos podem sobreviver ao processo de fumar – e nós acreditamos que podem –, então, poderiam contribuir para doenças infecciosas e crônicas em fumantes e para aqueles expostos ao fumo do tabaco», destacam os investigadores.
Agora, os estudiosos pretendem continuar as investigações para verificar se essas bactérias podem contribuir diretamente para as doenças associadas ao tabagismo.

Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=422967&page=0

quarta-feira, 25 de Novembro de 2009 | 15:28

Deixe um comentário