#AprovaSTF

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A ACT Promoção da Saúde está lançando uma campanha em redes sociais para chamar a atenção da sociedade para o julgamento da proibição dos aditivos de sabores nos cigarros. O julgamento no Supremo Tribunal Federal está agendado para o próximo dia 30, depois da questão ficar mais de três anos parada.

A campanha, chamada #AprovaSTF, tem vídeos com depoimentos de jovens que dizem como começaram a fumar influenciados pelos cigarros com sabores, e peças que fazem a analogia entre cigarro, sorvete e balas, mostrando que tabaco não é um doce. A campanha também pede que as pessoas gravem depoimentos e mandem para a ACT.

Além de aumentar a atratividade do produto, estes sabores e aromas mascaram o gosto ruim do tabaco e acabam por facilitar a iniciação por parte de jovens. Pesquisas apontam que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos (OMS), e que cerca de 55% dos jovens entre 13 e 15 anos preferem cigarros com sabor (Cetab/Fiocruz).

Os aditivos em cigarros deveriam estar proibidos há três anos no Brasil, segundo a resolução RDC 14/2012, da Agência Nacional de Vigilância publicada em 2013 após uma série de audiências públicas e estudos sobre o tema. Entretanto, a resolução não chegou a entrar em vigor por causa de uma ação da Confederação Nacional da Indústria, no STF.

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