ACT na Rio+20

A Aliança de Controle do Tabagismo participará de várias atividades durante o período de realização da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O objetivo da participação é inserir o tema do controle do tabagismo na pauta de discussões sobre sustentabilidade. O evento contará com painéis, seminários e espaços para debates e atividades culturais reunindo representantes de 77 países entre líderes governamentais, gestores de associações da sociedade civil, pesquisadores e público em geral.

Na Cúpula dos Povos, realizada no Aterro do Flamengo, a ACT ocupará um estande nos dias 18, 20 e 22 de junho, onde será distribuído material promocional e apresentado campanhas de mobilização sobre tabagismo. No espaço, em parceria com a Lagoa Orgânicos, a ACT fará a campanha “Troque nicotina por vitamina” voltada para fumantes que queiram trocar cigarros por frutas estimulando a promoção da saúde através de atitudes saudáveis. O número do estande é 141 e funcionará das 9 às 19h.

No dia 19 de junho, Paula Johns, diretora executiva da ACT e presidente da FCA (Framework Convention Aliance), participará da mesa redonda “Convenções multisetoriais para o controle e desenvolvimento sustentável das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT)”. A temática faz parte do painel “Saúde na Economia Verde” que será realizado das 13h30 às 15h, no Rio Centro e contará também com a participação de representantes da Sociedade Americana de Câncer, da Organização Mundial de Saúde e do Ministério Saúde.

Ainda no dia 19, a ACT em parceria com o DESER – Departamento de Estudos SócioEconômicos e Rurais – fará a palestra e debate em uma das tendas da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo. O tema da discussão é Tabaco: da produção ao consumo – uma cadeia da dependência e faz parte do eixo temático “Direitos, por justiça social e ambiental”.

2 comentários em “ACT na Rio+20”

Deixe um comentário