A árdua batalha contra o tabagismo na União Europeia

A União Europeia (UE) enfrenta um desafio: proibir a venda e consumo de cigarros ultrafinos e mentolados numa manobra para melhorar a saúde dos europeus, porém indo contra a Polônia, um dos maiores produtores de tabaco do continente.

Segundo informações da imprensa, as novas regras discutidas pelos ministros têm sido alvo de duras críticas feitas pelos poloneses, que tentam impedir a aprovação das medidas, principalmente, aos cigarros ultrafinos, populares entre muitos fumantes, geralmente mulheres.

A batalha é árdua: de um lado, os legisladores europeus temem que esses cigarros ultrafinos sejam capazes de atrair cada vez mais mulheres ao tabagismo. Além disso, sabe-se que os mentolados tornam jovens de ambos os sexos presas mais fáceis para o fumo e o vício. Por outro lado, caso a proibição e a venda sejam aprovadas, fala-se que a Polônia perderia 60 mil postos de trabalho na indústria do tabaco. Além disso, políticos poloneses também temem a reação dos fumantes no país – cerca de um terço da população.

Deixe um comentário