Saúde Primeiro: campanhas para vencer as DCNTs

A ACT e outras organizações da América Latina se juntaram em uma campanha para que a saúde seja sempre colocada em primeiro lugar!

 

#SaudePrimeiro

A campanha, denominada #SaudePrimeiro, pede especialmente que os líderes mundiais que participarão da Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre DCNTs (que acontecerá em setembro) assumam compromissos com a saúde, especialmente com a prevenção e o controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), que incluem o câncer e a diabetes e respondem por 80% das mortes nas Américas.

Quem assina a campanha é a CLAS (Coalizão pela América Latina Saudável), da qual fazemos parte.

Dentre outras ações, foi preparado um manifesto dirigido aos líderes de países americanos, pedindo atenção ao tema e mostrando que é possível contribuir por um mundo mais saudável, especialmente por meio de políticas públicas que promovam a saúde.

Acesse o site da campanha para saber mais e assinar o manifesto!

 

Campanha Basta de DCNTs

Além disso, a NCD Alliance recentemente lançou outra campanha para chamar a atenção sobre o problema das DCNTs no contexto da reunião da ONU que será realizada em setembro: Basta de DCNTs (Enough NCDs)

Antes do lançamento da campanha, foi feita uma pesquisa com várias pessoas que trabalham e vivem com DCNTs em todo o mundo para definir quais são as principais prioridades para o advocacy por políticas de saúde pública. As prioridades definidas foram:

  • Colocar as pessoas em primeiro lugar
  • Aumentar o investimento no combate às DCNTs
  • Intensificar o combate à obesidade infantil
  • Adotar políticas fiscais efetivas para a promoção da saúde
  • Salvar vidas pelo acesso a tratamentos de DCNTs e sistemas de saúde universais
  • Melhorar a prestação de contas sobre avanços, resultados e recursos

Alguns materiais sobre as prioridades e a importância da reunião da ONU podem ser encontrados em nosso site.

Deixe um comentário