ACT apoia movimentos solidários para ajuda a necessitados

Solidariedade

A crise sanitária trazida pela pandemia de Covid-19 descortinou desigualdades sociais que sabíamos existir, mas não parávamos para focar nelas. Para tentar diminuir os sofrimentos impostos pelo isolamento social e crise econômica, movimentos solidários têm sido frequentes, em vários pontos do mundo. Vão desde o bater de palmas para profissionais de saúde, como vem acontecendo em Nova York e outras cidades, à reunião de músicos nas sacadas em regiões italianas para pequenos concertos, ou vizinhos que se revezam para sair às compras para idosos que têm passado pelas quarentenas, professores que dão aulas online, etc. São vários os exemplos e, felizmente, também são frequentes aqui no Brasil.  

Por isso, parceiros da ACT passaram a fazer doações em dinheiro, alimentos, roupas, máscaras, material de limpeza, o que for preciso, para quem passa por necessidade. Quem tiver ações e quiser compartilhar com as redes da ACT, pode nos enviar o pedido de divulgação através do email act@actbr.org.br

É nessa energia da solidariedade e da esperança que queremos nos espelhar quando o novo mundo emergir da crise. 

Abaixo, alguns dos movimentos que surgiram nos últimos dias e o link para mais informações e contato:
  • Correndo pelo Diabetes contra a Covid-19: ação em parceria do Movimento Correndo pelo Diabetes, Equipe 15 e Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional RJ, com o objetivo de ajudar as famílias necessitadas que são atendidas nos principais serviços públicos de diabetes no Rio: Hospital Pedro Ernesto, Hospital da Lagoa, Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão).
  • Movimento União Rio: movimento voluntário da sociedade civil do Rio de Janeiro, incluindo parceiros da ACT, como o Instituto Desiderata. As doações serão destinadas aos profissionais que estão na linha de frente da luta contra o coronavírus e para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
  • IncaVoluntário: iniciativa do Instituto Nacional de Câncer de arrecadação de alimentos, fraldas, brinquedos, cadeiras de rodas e outros itens para seus pacientes. Também são aceitas doações de serviços como costura, lavanderia e manutenção de equipamentos.
  • Maré diz NÃO ao Coronavírus: iniciativa da Redes da Maré para arrecadar doações de itens materiais e de recursos financeiros para a compra de itens básicos necessários para serem distribuídos a moradores da Maré que, durante a crise do Coronavírus, demandam maiores cuidados e atenção.
  • Programa USP Vida: programa criado com a finalidade de fazer avançar as pesquisas e ações na superação da Covid-19.

Mais iniciativas para o estado do Rio de Janeiro foram mapeadas pelo Núcleo RJ da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Clique aqui para conferir a relação.

Deixe um comentário