Concurso da iniciativa STOP expõe manipulações da indústria do tabaco

A iniciativa STOP lançou em maio um concurso de artes e vídeos que retratassem como a indústria do tabaco manipula informações para vender seus produtos mortais. O assunto tem relação direta com o tema do Dia Mundial Sem Tabaco 2020 da Organização Mundial da Saúde, comemorado anualmente no dia 31 de maio: Proteger os jovens da manipulação da indústria e prevenir contra o uso de tabaco e nicotina.

Assim, depois de analisar mais de 450 participações de mais de 40 países, juízes, especialistas em comunicação de organizações globais de saúde pública e uma votação online selecionaram os vencedores, que criaram pôsteres, infográficos e vídeos curtos para transmitir de forma criativa a urgência e a importância do tema da competição. À medida que a indústria continua a tentar atingir os jovens, as empresas de tabaco devem saber: a próxima geração está atenta às suas estratégias.

Recebemos um grande número de respostas nessa competição. Mais de 127.000 pessoas reagiram, comentaram e compartilharam as postagens no Facebook, e alcançamos cerca de 500.000 pessoas nas páginas de mídia social da GGTC. As interações nos dizem que o direcionamento e a manipulação de jovens da indústria do tabaco persistem mesmo durante a pandemia da Covid-19, por meio de cigarros e novos produtos eletrônicos. Eles destacam a necessidade urgente de ação: os governos devem agir para interromper as táticas secretas do setor, ou a próxima geração sofrerá as consequências”, disse Bungon Ritthiphakdee, diretora executiva do Centro Global de Boa Governança no Controle do Tabaco (GGTC), parceiro da STOP, que organizou a competição.

A seguir, uma amostra dos vencedores:

 

 

 

 

Deixe um comentário