#VáDeLenço: Dia Mundial do Câncer 2020

Mulher de costas com lenço na cabeça

Hoje, 04 de fevereiro, é dia de nos conscientizarmos sobre um dos principais males do nosso tempo: o câncer. Neste ano, estamos nos juntando aos nossos parceiros da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) na campanha Vá de Lenço, que já é realizada pela organização há alguns anos, com muito sucesso. Para participar, é simples: coloque um lenço, tire uma foto e publique em suas redes usando a hashtag #VáDeLenço.

Para quem estiver em São Paulo, parte da equipe da ACT e da Abrale também está na Avenida Paulista até às 19h realizando uma ação interativa de conscientização bem em frente ao shopping Top Center.

 

Prevenção

Apesar de já ser a segunda principal causa de morte no mundo, boa parte dos casos de câncer podem ser prevenidos, principalmente por meio de políticas públicas promotoras da saúde – e é para isso que nós trabalhamos.

Afinal, que parar de fumar, se alimentar adequadamente, praticar exercícios físicos e não abusar do álcool ajudam a evitar a doença, muita gente já sabe; mas fica difícil escolher os legumes e verduras enquanto propagandas de doces e salgadinhos ultraprocessados pipocam por todo o lado, não é mesmo?

Não tem jeito: para ajudar as pessoas a manterem hábitos saudáveis, é necessário implementar políticas públicas que os promovam. Isso pode ser feito desencorajando o consumo de produtos nocivos (proibindo o uso de aditivos de sabor em cigarros, por exemplo) e incentivando alternativas mais adequadas (como subsidiando a agricultura orgânica e familiar). Apenas ambientes saudáveis promovem escolhas saudáveis.

 

Participe!

Hoje, #VáDeLenço: participe com a gente e mostre seu apoio a quem atua no combate ao câncer e quem o enfrenta. O câncer é assustador, mas pode ser vencido; e, junt@s, somos mais fortes.

Deixe um comentário