Campanha da Aliança alerta sobre obesidade e alimentos não saudáveis

#RotulagemAdequadaJá

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, coletivo de organizações da sociedade civil do qual a ACT faz parte, está com a campanha “Você tem o direito de saber o que come”. O objetivo é alertar a população sobre o problema do aumento da obesidade e outras doenças crônicas provocadas pela má alimentação.

O excesso de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas favorece a obesidade e o sobrepeso, que é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Enquanto isso, o consumo desses alimentos é estimulado por informações enganosas e pouco claras nos rótulos desses produtos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é uma das principais epidemias da atualidade. Em 2016, atingiu mais de 650 milhões de pessoas no planeta. A prevalência de obesidade no Brasil aumentou quase cinco vezes entre os homens e mais do que duplicou entre as mulheres nos últimos 35 anos. Em 2013, 56,9% da população apresentava excesso de peso, sendo 58,2% entre as mulheres e 55,6% entre os homens.

Essas informações evidenciam as mudanças no padrão de consumo alimentar da população, que ao longo dos anos foi trocando alimentos in natura por ultraprocessados, como biscoitos que, em geral, contém muito açúcar, sódio, gorduras e calorias.

É preciso resgatar a alimentação adequada e saudável, como estabelece o Guia Alimentar para a População Brasileira, que sugere dez passos para garantir uma boa alimentação.

A campanha está no ar em TVs, rádios, mobiliários urbanos, mídia impressa e digital. Participe desse movimento você também! Compartilhe nas redes sociais!

Confira a campanha: http://direitodesaber.org

Participe também da campanha de rotulagem.

Assine a petição: http://bit.ly/PetiçãoRotulagem

Deixe um comentário