Sociedades médicas dos EUA recomendam tributação de bebidas açucaradas

Por Bruna Hassan

No último mês, foi divulgado o posicionamento da Sociedade Americana de Pediatria e da Sociedade Americana do Coração a favor de aumentar tributos sobre bebidas açucaradas. A estratégia foi considerada como uma política pública necessária e efetiva para reduzir o consumo dessas bebidas entre crianças e adolescentes.

É a primeira vez que a Sociedade Americana de Pediatria se posiciona favorável a medidas amplas como o aumento de tributos para prevenir a obesidade e outras doenças crônicas. Em 2011, a sociedade já havia recomendado que adolescentes e crianças consumissem regularmente água no lugar de bebidas açucaradas, em especial energéticos e bebidas esportivas.

O posicionamento traz ainda outras cinco recomendações principais, como a necessidade de restrição de marketing de bebidas açucaradas dirigido a crianças e adolescentes, e de acesso imediato a informações nutricionais claras nos rótulos dos alimentos, nos cardápios de restaurantes e nas propagandas.

Para saber mais: https://edition.cnn.com/2019/03/25/health/sodas-sugary-drinks-policy-statement-study/index.html

https://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/early/2019/03/21/peds.2019-0282.full.pdf

Bruna Hassan é pesquisadora, nutricionista da ACT Promoção da Saúde e membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

Deixe uma resposta